Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Autoconhecimento / Bem-estar

Ouvir música ajuda no tratamento da hipertensão

Cientistas descobriram que ela intensifica os efeitos dos medicamentos para o coração

Máxima Digital Publicado em 22/01/2018, às 16h01 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escolha a sua música preferida e aperte o play! - iStock
Escolha a sua música preferida e aperte o play! - iStock

Que ouvir música é uma delícia, todo mundo já sabe. Seja qual for o estilo, ela melhora nosso astral e nos deixa mais felizes. E um estudo realizado por três universidades brasileiras em parceria com uma instituição inglesa descobriu mais um benefício da música: ela potencializa os efeitos dos medicamentos para hipertensão. Ou seja, ajuda a reduzir a pressão e a frequência cardíaca.  Os resultados da pesquisa feita pela Unesp/Marília (Universidade Estadual Paulista), Faculdade de Juazeiro do Norte (CE), Faculdade de Medicina do ABC (SP) e Oxford Brookes University (Inglaterra) foram publicados na revista Scientific Reports.

Para o estudo, os cientistas acompanharam 37 indivíduos com hipertensão controlada (14 homens e 23 mulheres) por dois dias. Em um dos dias os voluntários tomaram medicamento para hipertensão e os parâmetros cardiovasculares foram monitorados por uma hora após a administração do remédio, enquanto eles ouviam música com um fone de ouvido. No outro dia, os pacientes realizaram o mesmo protocolo de pesquisa, porém, permaneciam com o fone desligado.  

Um método mais sensível para detectar alterações no coração, conhecido como variabilidade da frequência cardíaca, identificou que os medicamentos apresentaram respostas significantemente mais intensas sobre a atividade do coração quando os voluntários ouviam música. As canções tocadas foram: Someone like you, Adele; Airstream, Electra; Hello, Adele; Amazing grace [my chains are gone], Chris Tomlin e Watermark, Enya. Todas bem calminhas e relaxantes :-)

Então, esteja você precisando ou não de uma ajudinha para controlar a pressão, bora apertar o play?!