Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Você sabe lidar com críticas de um jeito positivo?

Ser o alvo de uma opinião ou comentário negativo não é uma das sensações mais agradáveis do mundo. No entanto, com um pouco de inteligência emocional é possível tirar proveito da situação. Confira três dicas:

Patrícia Affonso Publicado em 01/10/2015, às 10h23 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como lidar com críticas - Shutterstock
Como lidar com críticas - Shutterstock
Atente-se aos sinais
Para a especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental Heloísa Capelas (SP), as críticas são um feedback precioso. “Em muitas situações, o que as outras pessoas estão contando a respeito de nós e, em especial, aquelas que estão mais próximas, tende a nos dar indícios importantes sobre os nossos comportamentos, sobre como estamos nos movendo no mundo. Eu chamo isso de placa de sinalização”, diz. Acredite: muitas vezes, sozinhas, nós não somos capazes de reconhecer esses pontos falhos que saltam aos olhos daqueles que convivem conosco. Então, desconhecendo o erro, seguimos repetindo-o. 

Controle a impulsividade
Quando aquilo o que o outro diz nos atinge e desagrada, a reação quase sempre é retrucar ou, então, ignorar o que está sendo colocado em questão. A primeira atitude, explosiva e impensada, denota imaturidade e até um pouco de arrogância. A segunda, garante Heloísa, é igualmente prejudicial. “Quando decidimos descartar a opinião alheia, escolhemos permanecer no mesmo lugar, do mesmo jeito. A minha dica é aproveite este momento e reflita. É a partir dos nossos próprios reconhecimentos que podemos mudar o que não está bom, fazer diferente e melhor por nós, para nós e para mudar os resultados à nossa volta”, orienta.

Peneire a informação e use-a a seu favor
Permitir-se ouvir atentamente a crítica que é direcionada a nós não significa, necessariamente, acatar tudo como verdade máxima. “Pelo contrário, significa ouvir com abertura e discernimento e seguir por um processo interno de investigação e descoberta. A partir daí, podemos, quando identificamos a necessidade, operar a mudança positiva”, finaliza a especialista.