Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

6 dicas de expert para cabelos sempre bonitos e saudáveis

A hairstylist Marcia Oliveira, do salão Jacques Janine Moema (SP), revela os cuidados imprescindíveis para as suas madeixas. Comece hoje mesmo!

Patrícia Affonso Publicado em 10/03/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cuidados simples garantem fios fortes e cheios de brilho! - Shutterstock
Cuidados simples garantem fios fortes e cheios de brilho! - Shutterstock

1- Mantenha uma dieta balanceada
Se o organismo está bem nutrido, os cabelos também ficarão. Então, capriche na alimentação e faça pratos bem coloridos. “Invista em muitas frutas e vegetais, pois esses alimentos fornecem vitaminas para os fios. Além disso, coma bastante proteína. Ela forma a estrutura capilar e precisa sempre ser reposta”, diz a expert.

2-  Use as ferramentas de calor com cautela
Afinal, expor as madeixas a esse estímulo com frequência é prejudicial à sua saúde e beleza. “O ideal é evitar o uso diário do secador, chapinha e babyliss e, sempre que precisar fazê-lo, usar um protetor térmico para manter os fios a salvo”, afirma Marcia. Outras dicas da cabeleireira: manter o secador a, pelo menos, cinco centímetros de distância dos fios e não fazer pausas durante o uso da chapinha, deslizando-a direto.

3- Visite o salão regularmente
E não apenas para fazer a manutenção da química. Existem  tratamentos  profissionais para a recuperação dos fios, que devem ser feitos por quem entende do assunto. “É o caso da cauterização, que recupera o cabelo de dentro do córtex até as camadas da cutícula”, explica.

4 -  Invista em proteção solar
Todo mundo já sabe da importância do protetor solar na pele. Mas e os cabelos, como ficam? “Eles também sofrem desgastes com as agressões dos raios UVA E UVB. Já existem muitos produtos que capilares que contam com protetor solar na fórmula”, destaca. Além disso, o boné ou o chapéu são aliados, que formam uma barreira física nos momentos de maior exposição, como na praia.

5 -  Escove os cabelos diariamente
Passar a escova raquete de cerdas macias nas madeixas mantém a fibra dos cabelos alinhada. “Vale a pena repetir esse procedimento sempre antes da lavagem. As cerdas da escova ajudam a retirar resíduos presos nos fios”, conta Marcia.

6- Faça uma boa massagem
Está de bobeira? Então, coloque as mãos para funcionar e massageie todo o couro cabeludo, gentilmente. “Além de extremamente relaxante, a técnica ajuda a oxigenar o couro, ativando as glândulas sebáceas e os folículos e favorecendo o crescimento mais rápido e saudável dos fios”, finaliza