6 modos efetivos de maximizar o "sono da beleza"

Pesquisador em Cosmetologia oferece sugestões para potencializar o período de renovação e reparação celular durante o horário do sono

Gabriella Gouveia

Seguir uma rotina de beleza, com os cremes e ingredientes mais indicados, colabora para potencializar o efeito reparador noturno, colaborando para efeito anti-idade | <i>Crédito: Divulgação
Seguir uma rotina de beleza, com os cremes e ingredientes mais indicados, colabora para potencializar o efeito reparador noturno, colaborando para efeito anti-idade | Crédito: Divulgação

Ok, você já sabe que o período noturno é de reparação celular completa e isso traz benefícios para a pele — desde que você siga a boa recomendação das seis ou oito horas de sono. Mas é possível maximizar esse efeito e ter bons resultados para uma pele mais viçosa, hidratada e luminosa, como explica o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. "Seguir uma rotina de beleza, com os cremes e ingredientes mais indicados, colabora para potencializar o efeito reparador noturno, colaborando para efeito anti-idade", acrescenta. O especialista montou uma lista de 6 dicas para seguir e aproveitar ao máximo o "sono da beleza":

Sabonete com benefícios — Ir para a cama com um rosto limpo, sem maquiagem é o primeiro e mais importante modo de tratar da pele. Mas atenção: escolha um sabonete compatível com sua pele também. "Para quem mora em grandes cidades, o sabonete antipoluição com o ingrediente Exo-P é ideal. A substância ‘sequestra’ os metais pesados e reduz a atividade dos radicais livres", afirma.

Esfolie sua pele — A esfoliação retira células mortas da superfície e isso é ótimo: "Além do efeito de limpeza, há um estímulo à renovação celular e a esfoliação ajuda a deixar o caminho livre para os cremes de tratamento que vêm na sequência", sugere Lucas. Mas cuidado com os grânulos esfoliantes maiores: prefira os ultrafinos, como os da seda do arroz, e adicione à fórmula ingredientes calmantes como Aveia Coloidal.

Use um sérum poderoso — Fácil imaginar porque o sérum é o queridinho do momento: o líquido viscoso atua de forma mais concentrada na pele, tem rápida absorção e traz revitalização em pequenas gostas. "O produto pode reduzir a profundidade das rugas, ter ação antioxidante, hidratante, desglicante (combatendo os malefícios do açúcar na pele, tudo isso a depender dos ativos utilizados", diz o farmacêutico. Segundo ele, uma boa fórmula combina vários ingredientes para atuar em sinergia. As novidades em ativos? Collrepair (desglicante), Celligent (antioxidante), Liftonin (redutor de rugas) e Hyaxel (hidratante).

Hidrate sua pele — Se o sérum já secou, é hora de aplicar o creme rico em ingredientes hidratantes e nutritivos. Há várias substâncias no mercado que agem hidratando a pele, como o ácido hialurônico, a glicerina, o pantenol e Niacinamide PC, que melhora a função de barreira da pele.

Fronhas de seda no seu travesseiro — Parece extravagante, mas a fronha de seda é mais suave na pele porque, ao contrário do algodão, a seda não ‘suga’ a umidade da pele e cabelo, além de evitar estranhas dobras em seu rosto.

Outras dicas — De acordo com o especialista, de duas a três vezes por semana, ou conforme orientação médica, um creme com retinol e climbazol pode oferecer maiores benefícios anti-idade. "O retinol tem a capacidade de melhorar o turn-over (renovação) celular, fazendo com que as células cheguem mais oxigenadas à superfície. O climbazol em associação potencializa a ação dos retinóides, segundo estudos", afirma Lucas. As máscaras de biocelulose podem ser aplicadas duas vezes por semana, com vários benefícios de acordo com o ingrediente escolhido.


19/06/2017 - 16:16

Conecte-se

Revista Máxima