8 dicas para amenizar as olheiras

Tem desde hidratação até tratamentos estéticos. Veja o que é mais viável para você

Diane Neubüser

A hidratação do local é essencial para evitar um olhar cansado | <i>Crédito: Foto Shutterstock
A hidratação do local é essencial para evitar um olhar cansado | Crédito: Foto Shutterstock

Hidratação - Hidrate a região diariamente. Cremes clareadores, com colágeno ou antioxidante, são as melhores opções. Uma boa dica na hora de aplicar os cremes é massagear a região com movimentos leves, como uma drenagem. Isso vai desobstruir os vasos sanguíneos e melhorar o aspecto das olheiras. 

Compressas de chá de camomila - Uma solução já bastante comum e prática para o problema é a compressa de camomila, que ajuda a drenar a região dos olhos, ameniza a concentração de sangue e pode melhorar a tonalidade escura da região.

Preenchimento com ácido hialurônico - Procedimentos estéticos são a melhor opção para quem quer uma solução duradoura para o problema das olheiras. O preenchimento eleva a pele e corrige a profundidade das olheiras, melhorando também a cor escurecida da região. “O procedimento é simples, rápido, a recuperação é relativamente rápida e os resultados são naturais”, diz Adriana Benito, médica-chefe da rede Pró-Corpo Estética Avançada.

Luz Pulsada e Carboxiterapia - Luz Pulsada é um método de emissão de luz que distribui energia no local e progressivamente ameniza o aspecto das olheiras, já que atua na pigmentação da região. Já a Carboxiterapia atua por meio da introdução de gás carbônico na camada inferior à derme, aumentando a oxigenação local e melhorando a circulação da região. Além de tratar as olheiras, esses procedimentos favorecem a produção de colágeno.

Alimentação saudável - A partir de uma alimentação saudável, também é possível ver uma melhora das olheiras em longo prazo. Não exagere no sal, que já é conhecido por causar inchaço no corpo e isso afeta inclusive as pálpebras, deixando-as mais volumosas. Já o açúcar interfere na absorção do colágeno, que é um grande auxiliador quando o assunto é a diminuição das olheiras e deve ser evitado. Uma dica é investir na vitamina K, que tem propriedades que ajudam na circulação sanguínea. Alimentos como brócolis e espinafre são ricos na vitamina e devem estar presentes na sua dieta.

Evite o consumo de álcool e cigarro - Quando consumimos bebidas alcoólicas, nosso corpo fica desidratado. A tendência do organismo é de reter líquidos e, como já citado, isso pode aumentar o aspecto de inchaço nas bolsas dos olhos. Já as substâncias tóxicas do cigarro promovem a má circulação sanguínea, além dos outros já conhecidos malefícios do tabagismo.

Prática de exercícios físicos - Os exercícios físicos são recomendados para quase tudo. Eles auxiliam na melhoria das funções cardiovasculares do corpo, melhorando a circulação e, por consequência, as olheiras. Além disso, a prática regular de esportes ou outras atividades ajuda na liberação de hormônios que melhoram o sono.

Maquiagem para disfarçar as olheiras - Se elas ainda persistirem, a cobertura com corretivo é uma maneira de suavizar a aparência escura das olheiras. Os cosméticos em creme são melhores para a cobertura da região. A dica é aplicar uma camada de corretivo verde ou amarelo, pois eles disfarçam melhor a tonalidade escura das olheiras. Depois, cubra o colorido com a sua base e pó habituais.

07/08/2017 - 09:00

Conecte-se

Revista Máxima