Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Acelere o crescimento dos fios com cápsulas de cabelo

Você quer que o seu cabelo cresça rápido e, por isso, está pensando em tomar umas cápsulas nutritivas... Apesar de elas prometerem uma revolução na saúde e na beleza dos fios, só funcionam se consumidas do jeito certo. Entenda como

Texto: Diane Neubüser Publicado em 05/04/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acelere o crescimento dos fios com cápsulas de cabelo - Shutterstock
Acelere o crescimento dos fios com cápsulas de cabelo - Shutterstock
Vitaminas, sais minerais e aminoácidos são essenciais para a formação do cabelo. Sem a dose adequada desses elementos os fi os têm problemas para crescer e vão minguando. “Uma alimentação diária equilibrada seria o bastante para dar conta do recado. No entanto, o consumo muitas vezes é insuficiente e a suplementação surge como um bom caminho”, diz o dermatologista Daniel Dziabas (SP). Então basta tomar uma cápsula capilar para a reposição! Errado: se o seu organismo também estiver precisando de nutrientes para operar funções vitais, ou seja, mais importantes do que o crescimento ou a beleza das suas madeixas, os benefícios das pílulas vão direto para esses sistemas e não chegam aos fi os. Daí a importância de consultar um médico, que vai examinar as necessidades do seu metabolismo como um todo antes de receitar um complexo vitamínico. O ideal é seguir as doses recomendadas na bula à risca e ainda manter uma dieta balanceada para não jogar dinheiro fora, entendeu?

Se o seu problema é ressuscitar fios opacos, enfraquecidos, quebradiços, e não acelerar o crescimento, as cápsulas não são a melhor solução. Elas até podem ajudar a fortalecer as estruturas capilares, mas, como agem na construção dos fios (lá nos folículos pilosos, dentro do couro cabeludo), não regeneram a mecha danificada já crescida. Somente os tratamentos convencionais funcionam nesse caso — hidratações, máscaras de queratina, reconstruções...

Suplementação segura

Ainda que sejam facilmente encontradas em farmácias, antes de se beneficiar das cápsulas consulte um dermatologista. Elas são seguras, sim, porque têm níveis inofensivos de nutrientes. Mas a demora no crescimento do cabelo pode estar associada a outros problemas de saúde. “O atraso no desenvolvimento dos fi os tende a estar ligado a questões hormonais, como níveis desregulados de progesterona ou mau funcionamento da enzima 5-alfarredutase. Há ainda a possibilidade de carência de vitamina C e D e biotina ou até a presença de uma anemia”, alerta a dermatologista Michele Haikal (SP). A partir de um exame de sangue completo é possível verificar a sua saúde e ainda mandar manipular cápsulas com as proporções exatas de nutrientes de que o seu organismo precisa — tornando-as mais eficientes. Isso também evita que você se sobrecarregue de uma vitamina que já tem de sobra.

Conheça quais são os ativos importantes e necessários para o seu “projeto Rapunzel” 

PARA FORMAR NOVOS FIOS E DAR VOLUME AO CABELO: cisteína, piridoxina, zinco, ferro, magnésio e selênio. 

PARA O CABELO CRESCER FORTE E BONITO: extrato de acerola (rico em vitamina A, B1, B2 e B3), carotenoides, bioflavonoides e vitamina C. 

PARA ACELERAR O CRESCIMENTO: biotina e silício.