Calcanhar rachado nunca mais!

Aprenda receitas caseiras potentes para conquistar pés macios e saudáveis

por Diane Neubüser

Calcanhar rachado nunca mais! | <i>Crédito: Shutterstock
Calcanhar rachado nunca mais! | Crédito: Shutterstock

Sobrepeso, uso contínuo de calçados abertos e pés sem a curvatura adequada são causadores comuns das rachaduras”, diz a dermatologista Larissa Viana (SP). E já logo avisamos que lixar a região com frequência não é uma opção para se livrar do mau aspecto. “Quanto mais profunda for a camada de pele removida, mais ela endurece. É a resposta do nosso organismo contra o que considera uma agressão. Por isso, a lixa deve ser usada superfi cialmente, no máximo a cada 15 dias”, avisa a médica. Já os hidratantes diários, sim, são bem-vindos. “Destaque para as fórmulas com silicone, óleo de amêndoas, aloe vera e ureia”, indica. Outra questão importante: apesar de ser tratado como um problema estético, o ressecamento dos calcanhares também pode denunciar problemas de saúde como diabetes, micose ou defi ciências vasculares. Logo, se apareceu rachadura, corra para o dermatologista. Descartadas as doenças, vale recorrer às receitas naturais a seguir.

Banana-verde cicatrizante
A casca da fruta possui leucocianidina, um princípio ativo cicatrizante que ajuda a tratar as fissuras. No calcanhar limpo, esfregue a casca recém-tirada da banana e deixe o fluido agir por 15 minutos sobre a pele. Depois é só enxaguar. A aplicação pode ser feita até cinco vezes por semana.

Óleo de coco anti-inflamatório
Depois de lixar a região afetada com pedrapomes, lavar e secar os pés, massageie-os com bastante óleo de coco. Enrole com filme plástico e deixe o produto agir por uma hora. Depois, enxágue e finalize com um creme hidratante. Repita o cuidado três vezes por semana.

Escalda-pés estimulante
Deixe os pés de molho numa bacia com água quente (o suficiente para cobri-los), 4 colheres (sopa) de sal grosso e 8 gotas de essência de menta. Enquanto o calor estimula a circulação, os outros dois ingredientes têm ação antisséptica e relaxante. O ritual pode ser feito diariamente, ou conforme você sentir necessidade.

Açúcar mascavo esfoliante
Peelings semanais evitam a formação de rachaduras e ainda tratam as que já estão instaladas. Para potencializar o efeito, inicie o tratamento deixando os pés de molho na água morna por 20 minutos, para amolecer as células mortas. Depois, misture 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo e 3 colheres (sopa) de óleo de coco ou mel e aplique o esfoliante natural fazendo massagens leves e circulares sobre os pés ainda úmidos. Enxágue e finalize com um hidratante.

27/11/2017 - 14:47

Conecte-se

Revista Máxima