Descubra os benefícios da acupuntura e suas curas

A prática ajuda no tratamento de diversas questões estéticas

Gabriella Gouveia

Pode ser aplicada para o tratamento de rugas, flacidez, acne, manchas, celulite, gordura localizada, estrias, pele oleosa ou seca, queda de cabelo e emagrecimento | <i>Crédito: Shutterstock
Pode ser aplicada para o tratamento de rugas, flacidez, acne, manchas, celulite, gordura localizada, estrias, pele oleosa ou seca, queda de cabelo e emagrecimento | Crédito: Shutterstock

 A Acupuntura existe há cinco mil anos na China e consiste na inserção de agulhas em determinadas regiões do corpo que têm como finalidade tratar doenças e promover o bem estar geral do paciente. Desde 1995, a prática é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, por conta disso, a rede pública de saúde e os planos de saúde fornecem essa opção de tratamento aos usuários.

A técnica começou a ser aplicada na medicina estética no final da década de 70 com o uso de eletroacupuntura e, desde então, vem sendo aprimorada e pode ser aplicada para o tratamento de rugas, flacidez, acne, manchas, celulite, gordura localizada, estrias, pele oleosa ou seca, queda de cabelo e emagrecimento.De forma geral, a acupuntura estética é indicada quando não há grande excesso de pele ou de gordura, nem rugas muito profundas.

 Maria Assunta Yamanaka, médica dermatologista e especialista em Acupuntura estética ressalta alguns problemas estéticos que podem ser tratados e melhorados de forma satisfatória com o método:

Celulite/Flacidez: No tratamento da celulite, por exemplo, é muito importante equilibrar a parte hormonal e circulatória do paciente, o que pode ser feito por meio da acupuntura que não só auxilia no tratamento dos famosos “furinhos” indesejados (pele casca de laranja), mas, também contribui para o fortalecimento de músculos das coxas e dos glúteos pela eletroacupuntura em pontos motores do corpo.

 Emagrecimento: Para pacientes que desejam eliminar peso, a Acupuntura ajuda a controlar a ansiedade, a compulsão alimentar, a retenção de líquidos. E a eletroacupuntura pode agir diretamente sobre a gordura localizada e sobre músculos abdominais e dos membros inferiores, com ótimos resultados. 

Rugas e linhas de expressão: No tratamento das rugas, além da atuação sobre as rugas propriamente ditas, se faz necessário tratar o desequilíbrio energético relacionado aos cinco órgãos na medicina tradicional chinesa.  O tratamento com agulhas ajuda a prevenir o surgimento de novas rugas e flacidez, pois equilibra as forças musculares da face e estimula a produção de colágeno.

Acne: Nos casos de pele acneica, é muito importante o diagnóstico tanto da medicina ocidental que avalia a alteração hormonal, como também do diagnóstico energético, pois o tratamento sistêmico com pontos de acupuntura de regulação geral acaba sendo muito importante. Localmente é realizado o tratamento com eletroacupuntura de ação antiinflamatória e regulatória do aspecto oleoso da pele.

 Durante o atendimento, o médico acupunturista questiona quais problemas de saúde e emocionais a paciente apresentou desde o nascimento, características de sono, intestinais, alimentares, menstruais, dentre outros. A partir daí, faz o diagnóstico da medicina ocidental e da medicina tradicional chinesa e propõe o tratamento. Essa é a parte mais importante do tratamento, pois é a que vai atacar a causa do problema, tornando os resultados duradouros.  As mulheres são as que mais buscam por esse tipo de tratamento, mas já existe procura por parte de homens. Geralmente são pessoas que querem se cuidar e que desejam resultados, mas optam por procedimentos mais naturais, sem tantas químicas ou que as afastem das atividades diárias.

É importante salientar que questões como hábitos alimentares saudáveis, prática regular de exercícios físicos, manter-se hidratado, trabalhar a questão mente/corpo são cruciais tanto para a saúde, quanto para a estética. 

A medicina integrativa, onde a acupuntura está inserida, visa uma avaliação mais completa do indivíduo. É avaliado no seu aspecto físico, mental, emocional, espiritual sendo que a aplicação de acupuntura visa uma harmonia destes aspectos da vida. Portanto o paciente se sente tratado como um todo numa estética mais integrativa.

 Ou seja, as orientações serão sempre individualizadas, pois nem sempre o que é bom para um determinado paciente, será bom para o outro.

 Por fim, é conveniente ressaltar que a prática da Acupuntura somente pode ser realizada por profissionais da medicina, medicina veterinária e por cirurgiões-dentistas – cada qual em seu campo de atuação, também definidos por lei. O exercício da técnica, se realizado por qualquer outro profissional, é ilegal e pode causar sérios danos à saúde do paciente.

 

16/04/2017 - 11:00

Conecte-se

Revista Máxima