Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Para que serve cada tipo de anti-idade?

São tantas as variedades desse cosmético que a gente fica mesmo em dúvida. Abaixo explicamos o que você precisa saber para fazer a escolha certeira...

Máxima Digital Publicado em 09/03/2018, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cada variedade tem uma fórmula com ação bem específica. Entenda - Shutterstock
Cada variedade tem uma fórmula com ação bem específica. Entenda - Shutterstock

CREME DIURNO
Durante o dia, a preocupação maior é hidratar, proteger, melhorar a reserva imunológica da pele contra os agressores ambientais -- sol, mudanças climáticas, poluição. “Em geral, esse creme é formulado com antioxidantes de amplo espectro, protetores, hidratantes, filtros solares e ativos antipoluição. Além disso, também deve fornecer energia às células para que elas suportem o stress gerado pelos radicais livres”, explica a dermatologista Claudia Marçal (SP). 
As formulações modernas promovem hidratação prolongada e ainda contêm um mix de vitaminas e minerais antioxidantes, como o e resveratrol e a coenzima Q10 

CREME NOTURNO
É à noite que a pele se renova e reorganiza as células, uma vez que o metabolismo basal está mais baixo. O cosmético noturno possui substâncias que aumentam e normalizam a produção energética da pele, além de ativos reparadores e nutritivos. 
As fórmulas modernas possuem ingredientes nutritivos e detox, que atuam nalimpeza, reparo e proliferação de queratinócitos e fibroblastos. É importante usar substâncias que estimulem a sirtuína-1 (proteína da longevidade celular), bem como retinoides para promover a troca do tecido envelhecido. 

CREME DE CONTORNO DOS OLHOS
Feito para a pele mais fina e frágil do rosto, onde rugas, manchas e olheiras ficam evidenciadas,o cosmético é composto de ingredientes que estimulam os fibroblastos, elementos responsáveis pela síntese de novas fibras de colágeno e elastina; e tonificam os vasos. Além disso é importante contar com ação drenante e despigmentante. 
As fórmulas modernas podem conter retinóides e alfa-hidroxiácidos em concentrações baixas, para uso no período noturno. Vitaminas, antioxidantes e ativos hidratantes fazem parte das composições diurnas.

CREME PONTUAL 
Indicado para prevenir e atenuar bigode chinês, pés de galinha e rugas ao redor da boca. Contêm ativos em alta concentração para agir especificamente sobre o vinco. 
As fórmulas modernas são tensoras e penetram profundamente graças ao uso da nanotecnologia (microcápsulas biocompatíveis).  

SÉRUM
Tem aparência, textura e poder de penetração semelhante a um soro. Concentra maiores doses de ativos, como hidratantes e revitalizantes, promovendo um tratamento de choque contra o envelhecimento. Geralmente o sérum promove um lifting na pele, tornando-se ideal para ser usado antes do antirrugas. Ele otimiza o poder do creme que é aplicado depois. 
As fórmulas modernas se baseiam em regeneradores celulares e estimuladores de colágeno, como hexapeptídeos, alfa-hidroxiácidos, ácido felúrico, vitaminas e oligoelementos.

PREENCHEDOR 
Estimula a firmeza da pele e preserva os depósitos de gordura facial, que sustentam o desenho jovem da face – os ângulos bem marcados e o contorno definido. Os ativos induzem ao preenchimento das células adiposas, que ao “incharem” acabam aumentando o volume dos tecidos, oferecendo uma aparência mais firme e jovem. 
As fórmulas modernas contam com substâncias que retêm água e açúcares de alta aderência ao relevo cutâneo e, assim, promovem efeito tensor e lifting imediato.