Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Poções da Juventude

Listamos as principais queixas femininas em relação à aparência do rosto e, para cada ponto, as possíveis soluções. Veja como eliminar os detalhes incômodos, rejuvenescer e harmonizar os traços

Diane Neubüser Publicado em 28/06/2017, às 08h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Poções da Juventude - Shutterstock
Poções da Juventude - Shutterstock
Dermatologistas, cirurgiões plásticos e esteticistas são unânimes: a recomendação número 1 para ter a pele bonita e os contornos do rosto bem definidos é a prevenção. Tanto que nem mesmo os tratamentos estéticos e as plásticas são indicados caso você não adote bons hábitos de saúde e, consequentemente, de beleza. Portanto, alimentação balanceada, sono restaurador, proteção solar e cuidados diários com a limpeza e a hidratação da pele são essenciais. Você cumpre todos esses quesitos e ainda assim tem algum descontentamento com a sua aparência? Então é hora de começar a considerar uma intervenção. Veja as opções em alta no mercado.

QUAL É O PROBLEMA?

RUGA DINÂMICA
É aquela que aparece com a movimentação muscular do rosto; por exemplo, quando sorrimos ou expressamos preocupação – testa franzida.

BOLSAS
“O volume é criado por gordura localizada, e o inchaço pode aumentar ainda mais com má circulação e retenção de líquidos no local”, explica o cirurgião plástico Marco Cassol (SP). A perda de elasticidade da pele e a reabsorção óssea (processo que ocorre naturalmente durante o envelhecimento) pioram o aspecto.

OLHEIRAS
“A mancha escura que denota aparência cansada está relacionada a fatores genéticos, problemas vasculares, exposição excessiva ao sol ou maus hábitos alimentares e de sono”, diz Marco.

NARIZ COM PONTA CAÍDA
Com o envelhecimento, a força da gravidade faz a ponta se deslocar naturalmente. “Há também uma reabsorção óssea proveniente da idade e de fatores genéticos”, afirma a dermatologista Paula Chicralla (RJ).

BOCHECHA REDONDA
Existem pessoas com estrutura óssea para ter a face arredondada mesmo. Porém outras exibem maçãs do rosto volumosas por uma tendência genética de acumular mais gordura na região.

QUEIXO DUPLO
“A papada aparece devido à tendência genética para o acúmulo de gordura na região submentoniana (logo abaixo do queixo) ou por questões de sobrepeso”, diz Paula.

RUGA ESTÁTICA
É provocada pela degradação do colágeno, da elastina e de proteínas que sustentam a pele. O vinco definitivo é um sintoma comum da velhice.


SOLUÇÕES IDEAIS

RUGA DINÂMICA
“Invista em cosméticos preenchedores e ricos em antioxidantes, que promovem a renovação celular e a firmeza da pele”, indica Marco. A prevenção dessas rugas pode ser feita com Botox®: por paralisar a musculatura da região, evita a formação das linhas.

BOLSAS
“Inicie o tratamento com produtos específicos para a área dos olhos à base de componentes vasodilatadores, que melhoram a circulação”, recomenda Marco. “Se não adiantar, você pode recorrer à aplicação de um laser estimulador de colágeno ou injeções de ácido hialurônico para harmonizar o volume”, afirma o médico.

OLHEIRAS
Se o que a incomoda é a cor escura, procure o tratamento com um laser clareador. Se a questão é a profundidade, a injeção de ácido hialurônico é a solução”, explica Paula.

NARIZ COM PONTA CAÍDA
A indicação mais usual é a cirurgia. “Na septoplastia é feito um enxerto de cartilagem que reconstrói a estrutura do nariz e garante a sustentação da pele”, explica o cirurgião. Em alguns casos, quando não há muito excesso de pele, é possível arrebitar a ponta com Botox®, porém o resultado é provisório (dura em torno de seis meses).

BOCHECHA REDONDA
A correção do problema chama-se bichectomia, e é uma cirurgia que retira parte da bola de bichat (uma gordura que ajuda a sustentar a bochecha). É claro que sempre existe a maquiagem de contorno para afinar o rosto, caso você queira uma solução menos radical e definitiva.

QUEIXO DUPLO
“Se a papada é muito pronunciada e associada à flacidez, o ideal é partir para a lipoaspiração com plicatura, um método que eleva o assoalho bucal e melhora a sustentação da pele”, esclarece Marco. “Para os casos de volume só por gordura, são indicados laser, carboxiterapia ou enzimas”, diz Paula. Outro procedimento menos radical que a cirguria é o CoolSculpting com o aplicador CoolMini. “O sistema utilizado é a criolipólise, que congela as células de gordura para destruí-las”, explica a dermatologista Luciana Lourenço (SP). Trazido para o Brasil pela Zeltiq, o método mostra resultados em três semanas.

RUGA ESTÁTICA
Laser CO2 fracionado, lifting e preenchimento com ácido hialurônico são opções para tratar as linhas marcadas.