Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Recupere os fios dos desgastes do verão

Máxima Digital Publicado em 07/03/2018, às 21h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soluções para os principais problemas que surgem na temporada mais quente do ano  - Shutterstock
Soluções para os principais problemas que surgem na temporada mais quente do ano - Shutterstock

Reacenda o tom  
O cobre presente na água da piscina pode deixar os fios loiros, naturais ou tingidos, com um tom esverdeado. Os castanhos também sofrem com o desbotamento e ganham pontas mais claras.
O ideal é usar um xampu antirresíduos uma vez por semana, que atua abrindo a escama dos fios e retirando o pigmento colorido. “Como o produto tende a ressecar o cabelo, aplique uma máscara reconstrutora em seguida”, ensina a dermatologista Leticia Castagna  (RJ). Se o problema é mesmo o desbotamento, lance mão de um xampu tonalizante, capaz de fornecer brilho e uniformizar a cor sem detonar ainda mais os fios, já que a fórmula é livre de amônia. 


Abaixe o volume 
O vento, o sol, o cloro da piscina e a água do mar tendem a deixar os fios armados. “Cada um desses fatores age sozinho ou em conjunto, deixando o cabelo poroso e, consequentemente, volumoso”, explica Leticia
A solução é tomar uma ducha ou jogar água mineral nos fios depois de cada mergulho. Além disso, aplique um leave-in com filtro solar diariamente. O produto hidrata e dá peso aos fios, reduzindo o volume.  


Acabe com o arrepiado 
Os fios costumam se rebelar por vários motivos: rompimento durante a escovação; comprimento (podem estar em fase de crescimento); ressecamento exagerado; excesso de eletricidade estática, provocada pela umidade do ar mais intensa no verão ou pelo atrito do cabelo com o vento.
A pedida é lavar a cabeça com produtos anti-frizz, que tragam ceramidas, queratina, pantenol ou aloe vera na composição. Esse ativos nutrem o cabelo. Também vale a pena espalhar um leave-in diariamente e usar uma máscara de hidratação profunda, uma vez por semana. Outro cuidado é investir num reparador de pontas à base de silicone.


Detone o ressecamento
Os raios ultravioleta, o cloro da piscina e o atrito com o vento e com a areia abrem a cutícula dos fios, tornando-os porosos, quebradiços e sem elasticidade. Daí vem a água do mar e da piscina e acaba favorecendo a aspereza. Resultado? O cabelo fica ressecado e sem vida, pedindo socorro! 
A dica é apostar em xampus e condicionadores com ativos hidratantes (pantenol, extratos vegetais, ceramidas, aloe vera, lipídeos) e enriquecidos com aminoácidos e proteínas. Uma ou duas vezes por semana, de acordo com a necessidade dos fios, é importante investir numa máscara reconstrutora. Aplicado diariamente no comprimento, o leave-in acelera a recuperação do cabelo. Se a situação for muito crítica, vale a pena consultar um cabeleireiro para saber qual é o tratamento mais indicado. A cauterização, por exemplo, pode ser uma boa ideia para acelerar a recuperação.