Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Beleza

Saiba a ordem certa de aplicar seus produtos de beleza

Hidratante, protetor solar, base, creme antienvelhecimento... São muitos os cosméticos usados no dia a dia e aplicá-los na ordem errada pode afetar a ação do produto

Máxima Digital Publicado em 15/01/2018, às 16h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ordem dos fatores faz toda a diferença! - iStock
A ordem dos fatores faz toda a diferença! - iStock

Para que os cosméticos cumpram a sua função, devem ser usados direitinho, conforme indica o fabricante na embalagem. Além disso, devemos seguir uma ordem, no caso de usarmos mais de um produto na pele. “Existem alguns ativos que se anulam e outros que se complementam. Tudo depende da ordem em que os cosméticos são aplicados”, afirma Isabel Piatti, membro do conselho científico da Academia Brasileira de Estética Científica (Abec). Por exemplo, se passarmos um creme para tratar a pele antes de limpá-la, as impurezas impedirão a ação do produto.  

Segundo a dermatologista Valéria Marcondes, a rotina diária de cuidados com a pele deve começar sempre pela limpeza. Em peles mais secas e sensíveis, recomenda-se o uso de demaquilantes ou água micelar, que combinam óleo e água. Já em peles mais oleosas, o indicado é usar sabonetes líquidos ou em barra com princípios ativos que tratem e absorvam a oleosidade.

O passo seguinte é a tonificação, para regular o PH da pele. Depois, vem a aplicação dos séruns, loções e cremes, sempre indo dos produtos mais líquidos para os mais cremosos, ou seja: loções, séruns, cremes e, por último, máscaras. “Quanto mais fluído o produto, maior sua capacidade de concentração dos princípios ativos”, completa Valéria. Por fim, aplica-se o filtro solar.

Importante destacar que antes de passar um cosmético, devemos esperar até que o anterior esteja completamente seco. “Depois de limpar e tonificar a pele, o ideal é aguardar de 10 a 15 minutos para continuar. Se passados logo em seguida, os cremes e loções podem penetrar demais na pele, machucando o tecido e promovendo irritação e descamação”, pontua a dermatologista.

A hora certa
Já existem produtos específicos para o dia e para a noite. De acordo com Isabel, durante o dia o foco é na proteção contra radiação solar, oxidantes e perda de água, portanto, a prioridade são os fotoprotetores, antioxidantes e hidratantes. “Já durante a noite, deve-se focar na renovação da pele, com a utilização de produtos antienvelhecimento e cosméticos com ativos de ação reparadora”, destaca.

Sem tempo para tudo isso?
Para quem tem o ritmo de vida muito corrido ou não tem paciência para essa rotina de beleza, os cosméticos multifuncionais são uma ótima alternativa. “Dá para fazer a limpeza do rosto com água micelar, que já tonifica a pele, e depois passar um produto que possua ação hidratante, antienvelhecimento e fotoprotetora. Tudo isso já é possível em um único cosmético”, diz Isabel.