Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 jeitos de usar vinagre de maçã

A partir da fermentação alcoólica da fruta se obtém esse líquido que vai muito além do tempero da saladinha. Ele serve para desengordurar, eliminar odores e remover manchas difíceis

Máxima Digital Publicado em 30/12/2016, às 08h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
10 jeitos de usar vinagre de maçã - Shutterstock
10 jeitos de usar vinagre de maçã - Shutterstock
1- Desentupidor de pia
O ralo está obstruído? Jogue meio copo de bicarbonato de sódio no buraco e, em seguida, meio copo de vinagre de maçã. Após 20 minutos derrame água quente pelo ralo por dez segundos. A mistura dissolve a gordura e outros detritos. 

2 - Folhagem verdinha
Manchas amarelas estão pintando suas plantas e deixando-as feias. Provavelmente, a culpa é do aumento do pH do solo. Para resolver o problema, regue o jardim com a mistura de 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã e 1/4 de xícara (chá) de água. Repita o processo uma vez por semana, por 21 dias. O vinagre reequilibra e nutre a terra. 

3 - Sem caspa
Acabe com a descamação do couro cabeludo aplicando, com um borrifador, a mesma quantidade de vinagre e água. O poder antisséptico do produto elimina o micróbio causador da caspa. 

4 - Força para emagrecer
Beba antes de cada refeição 240 ml de água mineral com 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã. Estudos comprovam que o ácido acético do vinagre aumenta 10% a queima de gordura e reduz a fome. 

5 - Removedor de ferrugem
Se o suporte de metal da árvore de Natal está todo enferrujado, coloque-o de molho numa bacia com vinagre de maçã. O tempero interrompe o processo de oxidação. Após uma hora, finalize a limpeza esfregando a peça com uma esponja de cozinha. 

6 - Carne mais macia
Para servir uma peça tenra, misture numa travessa 2 copos de vinagre de maçã, 1/2 copo de óleo vegetal, 2 colheres (sopa) de molho de soja, 1 colher (sopa) de molho inglês, 1 colher (sopa) de sal marinho e 2 colheres (sopa) de alho amassado. Deixe a carne no líquido por três horas antes do preparo. Você vai arrasar! 

7 - Mancha de desodorante?
Se livrar dessa marca branca é fácil. Embeba uma esponja na mistura de partes iguais de água e vinagre e aplique no tecido. A acidez do tempero quebra a ação do alumínio do cosmético, removendo a mancha. Lave a blusa normalmente depois de 20 minutos. 

8 - Neutralizador de odores
Se a ideia é evitar ou minimizar a dor de cabeça provocada por cheiro forte de tinta ou solvente, espalhe pelo ambiente potinhos com vinagre de maçã. O líquido muda a estrutura química do vapor expelido por esses produtos, neutralizando-os. 

9 - Macarrão soltinho
Sua massa sempre fica molenga? Quando a água ferver, jogue 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, coloque o macarrão e mexa. O tempero reduz o amido do carboidrato — que favorece a maciez — sem alterar o sabor. 

10 - Xô, mosquitos!
Mande os insetos que ficam rondando as frutas para bem longe deixando ao lado da fruteira uma garrafa com 1/2 litro de vinagre de maçã misturado a cinco gotas de detergente. Os insetos serão atraídos pelo cheiro do vinagre e ficarão presos no líquido por causa do sabão.