Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 dicas para vencer a timidez

A timidez é um problema sério e pode trazer prejuízos para a vida pessoal e profissional. Veja formas de contorná-la e mudar de atitude

Diane Neubüser Publicado em 27/12/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas para vencer a timidez - Foto Shutterstock
Dicas para vencer a timidez - Foto Shutterstock
Você é daquelas pessoas que sua frio, gagueja ou fica vermelha quando precisa falar em público? Veja as dicas da psicoterapeuta Maura de Albanesi para sair dessa:

1. Entenda que nem todo mundo não é seu inimigo
"Vendo da perspectiva errada, até pode parecer que as pessoas à sua volta só querem te atacar ou ridicularizar. Não é bem assim. No fim só está cada um cuidando da sua própria vida, cada um buscando trocar em seu favor, e em favor de outros."

2. Você não é o centro das atenções
"Inconscientemente, todo tímido é orgulhoso e acha que, assim que ele adentrar um lugar, todos vão parar o que estão fazendo e olhar para ele. Isso não acontece! Relaxe!"

3. Não exija ser perfeito
"Você não precisa ser o melhor, basta ser você mesmo, o que já é excepcionalmente incrível."

4. Respeite as diferenças
"Ser igual a todo mundo é chato. Normalmente o tímido se espelha em quem quer ser. E isso não gera o menor interesse nas outras pessoas, e ainda atrai frustrações para você mesma. O belo da vida e das pessoas são as características individualizadas."

5. Permita-se falar a primeira coisa que lhe vier à mente
"Quanto menos você pensar nas reações dos outros, melhor. Até porque elas são meras invenções da sua cabeça. Pessoas espontâneas e originais se entrosam facilmente em círculos sociais e de trabalho."