Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 atitudes para você decolar na carreira

Certas competências podem ajudá-la a se promover e conquistar uma trajetória de sucesso. Veja quais são:

Máxima Digital Publicado em 05/04/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Algumas atitudes facilitam a conquista do sucesso - Shutterstock
Algumas atitudes facilitam a conquista do sucesso - Shutterstock

1. Respeito
Num mundo em que a diversidade de opiniões, atitudes e comportamentos ganha cada vez mais destaque, é importante usar as diferenças como uma oportunidade para aprender com o outro. "O respeito vem em primeiro lugar. E, principalmente, o respeito por si mesmo para não se submeter a situações constrangedoras e exploratórias que, muitas vezes, acabam com a nossa autoestima", argumenta Tânia Regina Sanches (SP), consultora de Recursos Humanos

2. Tolerância
A competitividade em todos os âmbitos da vida muitas vezes não dá espaço para a tolerância. Porém, essa é uma virtude que demonstra respeito e consideração diante da diferença. Tolerar é admitir, nos outros, maneiras de pensar, agir e sentir diferentes ou mesmo opostas às nossas. "Mas é importante tolerar sem se deixar usar. Para isso, você deve saber exatamente onde começam e terminam o direito e o dever de cada um", diz Alfredo José Assumpção, sócio-fundador da Fesa (SP), empresa especializada na seleção de altos executivos.

3. Ética
"Ela é essencial na profissão, no ambiente de trabalho, com a família, o parceiro...", afirma o consultor de carreiras Márcio Bamberg (SP). Quer um exemplo prático de atuação ética? Não dar ouvidos a fofocas e intrigas. "Fuja delas, pois envenenam a nossa mente e podem nos influenciar na tomada de decisões", revela Tânia . Levar adiante comentários maldosos de vizinhos, parentes ou colegas de trabalho estimula a discórdia. Não adianta também assumir um comportamento ético no trabalho e não honrar compromissos, respeitar a lei ou mesmo tentar resolver as situações do seu cotidiano com o chamado "jeitinho brasileiro". Lembre-se que quando o assunto é ética, o comportamento irrepreensível deve ser repetido em casa e em todas as suas relações sociais!

4. Compromisso
Esse valor é o combustível de um líder inato, de acordo com Márcio Bamberg. Líderes são aquelas pessoas que nasceram para tomar as rédeas de sua vida e realizar com sucesso qualquer tarefa - no trabalho, na sociedade, com o planeta, com a família, com as leis e os prazos. E imprimem qualidade total a tudo o que fazem.

5. Disciplina
Para focar os resultados e persegui-los até que se materializem é preciso ser disciplinado. A psicóloga Iraci Fernandez (SP), cita o falecido piloto Ayrton Senna como exemplo de disciplina. "Ele foi completamente dedicado à carreira e comprometido com seus objetivos e com as empresas para as quais trabalhou. Mas também foi com sua família e com o povo brasileiro. Perseverante e disciplinado, procurava conhecer cada pista que iria percorrer, a ponto de saber onde deveria frear ou acelerar antes de receber o aviso das bandeiras", fala. Além disso, tratava todos com respeito e atenção.

6. Perseverança
No mundo corporativo, é a disposição para encarar a luta diária, superando as dificuldades, que fatalmente aparecem, assim como a perseverança para encontrar soluções muitas vezes inovadoras. Na sua vida, é ter o jogo de cintura para aproveitar cada tropeço como possibilidade de aprendizado e, claro, seguir adiante. Além da perseverança, Alfredo José Assumpção destaca a resiliência como um valor importante. "É a capacidade de lidar com os problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress etc. - sem entrar em surto", afirma ele.

7. Solidariedade
Pessoas solidárias, motivadas e positivas criam uma aura agradável ao seu redor, atraindo naturalmente as demais. Todo mundo aprecia o convívio com gente alegre e bem-humorada. É bom se colocar no lugar do outro para entender que não existe ponto de vista certo ou errado, e sim somente uma forma particular de ver algo, pois cada indivíduo é moldado pelas experiências que viveu.