Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 dicas para gerenciar melhor seu tempo

Vida de mulher é uma corrida contra o relógio: a gente assume muitos papéis, responsabilidades... Porém, alguns ajustes na rotina podem ajudar essa engranagem a funcionar melhor. Confira as sugestões do expert em produtividade Christian Barbosa (SP):

Máxima Digital Publicado em 11/03/2018, às 15h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medidas simples poupam minutos valiosos durante o dia - Shutterstock
Medidas simples poupam minutos valiosos durante o dia - Shutterstock


1 – Entenda suas urgências para evitá-las:  é preciso entender por que a urgência aconteceu e o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. "Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir o tempo perdido apagando incêndios", destaca.

2 - Delegue tarefas aos seus familiares: assumir todas as responsabilidades faz com que as mulheres não tenham tempo e estejam sempre esgotadas "É  preciso compartilhar as atividades com os filhos e o marido. Lembre-se a casa não é apenas sua e, portanto, é responsabilidade de todos", diz.

3 – Exercite o uso da palavra “não”: você não precisa (nem deve!)  dizer sim para tudo. Se não deseja quer fazer algo, seja sincera. O mesmo vale para quando sabe que não conseguirá dar conta de uma demanda.

4 – Decida a roupa na noite anterior: o período da manhã costuma ser de baixa produtividade para muitas mulheres. "Para quem se enquadra nesse perfil, a dica é deixar toda a roupa do dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior. Isso irá poupar um bom tempo", comenta Christian. Tente também expandir essas ações deixando pronto seu café da manhã, a bolsa, os documentos...

5 – Utilize um sistema de pastas: não guarde os documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos - carro, IR, bancos, contas a pagar, contas a receber, imóvel, faculdade etc. Desta forma, você terá tudo o que precisar facilmente, sem a clássica perda de tempo revirando a casa para encontrar.

6 – Transforme seus filhos em aliados da produtividade: organize antecipadamente as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia e, quando algo for concluído, estimule-as a registrar no quadro. "Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e ajudará a criar hábitos de organização na sua casa", sugere.

7 – Organize seus acessórios: compre uma caixa pequena com divisões para guardar os acessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas... Faça o mesmo procedimento com as maquiagens. A organização vai ajudar a poupar um tempo precioso.