Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Calendário da Libido: veja os dias mais prazerosos do mês para o sexo

Andréa Soares Publicado em 04/12/2017, às 13h15 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Calendário do Libido - Shutterstock
Calendário do Libido - Shutterstock

Numa semana, a TPM é capaz de deixá-la fora de controle. Na outra, o seu bom humor a faz sorrir em meio ao trânsito da segunda- feira. Como é complicado lidar com essa ebulição hormonal! No sexo é a mesma coisa. Embora cada mulher seja única, os hormônios que afetam o ciclo menstrual — estrógeno, testosterona e progesterona — ajudam a decifrar o vaivém da nossa libido. Dividido em quatro semanas, o ciclo explica por que temos orgasmos incríveis num período do mês, enquanto em outro desejamos mais um abraço apertado do que uma noite quente. Veja como tirar proveito dessas mudanças para manter o sexo (e o amor) sempre em alta.

1° SEMANA - MENSTRUAÇÃO

Clitóris mais sensível
O SEU ORGANISMO

Os níveis de estrógeno e testosterona, além da ocitocina (o hormônio do aconchego), estão nas alturas, por isso surge uma onda de bem-estar. “O estrógeno apura os sentidos, fazendo os seus beijos parecerem mais intensos e o seu parceiro, mais atraente”, diz Gabrielle Lichterman, autora de 28 Days (ed. Adams Media Corporation — sem versão traduzida disponível). A testosterona, combinada à ocitocina, estreita os laços afetivos e faz as chatices do seu amado fi carem menos evidentes.

O QUE FAZER
Muitas mulheres não gostam de transar menstruadas. “Porém, nessa fase seu clitóris está mais sensível, o que pode garantir orgasmos”, indica a sexóloga Carla Cecarello (SP). Para quem se incomoda com a secreção, o chuveiro é uma alternativa. “De pé, e com você de costas, ele pode penetrá-la enquanto estimula o clitóris”, sugere. Não esqueça a camisinha. “A menstruação altera o pH vaginal, deixando a mulher vulnerável a doenças”, diz a ginecologista Rosa Maria Neme (SP).

2° SEMANA - PÓS-MENSTRUAÇÃO

Lubrificação intensa
O SEU ORGANISMO

O nível de testosterona continua crescendo, preparando o sistema reprodutor para a ovulação. Como bônus, a calmaria reina no seu corpo — e o erotismo também. “É nesse momento que você mais entende a cabeça dos homens, até mesmo porque o organismo dos dois está em sintonia”, comenta Carla Cecarello. Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que as mulheres criam mais expectativas — e fantasias — sobre o parceiro quando estão no meio do ciclo. E, como nessa fase acham os seus amados os melhores homens da face da Terra, ficam mais dispostas para o sexo.

O QUE FAZER
“A lubrificação vaginal está maior, e a tendência a ficar mais desinibida e relaxada também”, ressalta Rosa Maria Neme. Que tal sair da mesmice e curtir momentos a dois em outros cômodos da casa? Solte a imaginação e aproveite!

3° SEMANA - OVULAÇÃO

Libido a mil
O SEU ORGANISMO

Começa a queda do estrógeno e da testosterona e a subida da progesterona. Este último hormônio, particularmente, é um dos responsáveis pelo aumento da libido. “Principalmente entre o 12o e o 14o dia do ciclo o apetite sexual feminino é maior”, diz a ginecologista Mariana Telles Pereira (SP). Ao mesmo tempo, é comum você fi car mais emotiva e com a sensação de que sugaram a sua energia. A razão é biológica: nesse período deveria acontecer a fecundação do óvulo, então o seu corpo procura se proteger contra um possível risco.

O QUE FAZER
Um sexo carinhoso e cadenciado é tudo o que você precisa no momento. Que tal ficar abraçadinha com o seu amor? “O bom e velho papai-mamãe é o que há de melhor para curar a carência”, diz Carla Cecarello. Aproveitem que estão juntinhos para assistir a um filme bem água com açúcar: um estudo da Universidade de Kansas (EUA) descobriu que esse tipo de programa aumenta o nível de ocitocina tanto em homens quanto em mulheres.

4° SEMANA - TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Menos é mais
O SEU ORGANISMO

“Os sintomas da TPM começam a surgir e o humor pode variar como o vento por causa da queda do estrógeno e da progesterona”, explica Mariana. Isso diminui os níveis de serotonina e de endorfi na, os hormônios do bem-estar. Sua concentração não está muito boa, o que faz com que o orgasmo demore a chegar. Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, constataram que, quando as mulheres se distraem, elas mantêm a excitação só por 12 minutos. Foque!

O QUE FAZER
É difícil imaginar algo excitante quando os seios estão doloridos e o corpo sofre com a retenção de líquidos. “Há mulheres que engordam até 3 quilos nesse período”, diz Rosa Maria. Relaxe e confi e: eles se preocupam muito mais com o desejo que está em jogo e a performance do que com esses detalhes. E nem tudo está perdido: “Como o endométrio (camada interna do útero) começa a afi nar, as terminações nervosas da região genital fi cam mais sensíveis”, comenta João Luiz Scaff . Portanto, invista em posições que deixam o clitóris ao alcance do parceiro. E não se esqueça de que, na próxima semana, tudo recomeça — e pode ser ainda melhor...