Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Casamento mais feliz dia após dia

Quem vive uma história de amor duradoura deve mudar as atitudes de vez em quando — e incentivar o parceiro a inovar também — para resgatar o frescor do início da relação

Máxima Digital Publicado em 08/09/2016, às 10h55 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casamento mais feliz dia após dia - Shutterstock
Casamento mais feliz dia após dia - Shutterstock
Estimule o carinho e a gentileza
COMO? Observe os gestos amáveis do seu marido e retribua com um sorriso ou agradecimento.

POR QUÊ? Agir com delicadeza estimula futuras gentilezas. Só não adianta exagerar: estudos indicam que relacionamentos de sucesso respeitam a proporção de cinco elogios para uma crítica, em média. 

Tire do quarto o que rouba o tesão
COMO? Comece pela TV. A cama é um espaço sagrado para a intimidade, não deve ser associada a nada que diminua o desejo.

POR QUÊ? Cientistas constataram que os casais que aboliram o aparelho do dormitório passaram a transar duas vezes mais. 

Mentalize a união
COMO? Nunca durma chateada com o homem que a conquistou, mesmo que ele esteja errado. Antes de apagar as luzes, relembre alguns dos melhores momentos de vocês e liste mentalmente todas as qualidades dele.

POR QUÊ? Pesquisas comprovam que essa mentalização ameniza desapontamentos e desejos de vingança, tendo sido apresentada em evento da Organização das Nações Unidas como estratégia para alcançar a paz mundial. 

Recorde os bons momentos
COMO? Coloque em uma caixa tudo o que reacenda a lembrança do começo de namoro ou dos primeiros anos de casamento. Vale incluir cartas, fotografias, ingressos de cinema e de shows, cartões-postais, bugigangas mil.

POR QUÊ? Olhar para objetos que remetem a tempos felizes faz o sentimento retornar. 

Transe mais
COMO? Faça o “sacrifício” de comer um quadradinho de chocolate meio amargo uma vez por dia (não vale passar disso!). Vários estudos revelam que o doce deixa as mulheres sexualmente mais ativas. 

POR QUÊ? Chocolate estimula o cérebro a produzir dopamina, a substância do amor que liberamos durante um orgasmo. 

Pratique a respiração havaiana
COMO? Todo mundo sabe que bater boca desgasta a relação, mas não é fácil ficar quieta, certo? Da próxima vez que ele tirar você do sério, use a técnica dos havaianos: inspire pelo nariz durante um segundo e expire pela boca durante dois, dizendo “rá” (bem baixinho) enquanto o ar sai dos pulmões.

POR QUÊ? Esse exercício simples deixa você mais centrada, desligando a resposta do corpo ao stress. 

Convide para uma caminhada
COMO? Escolha um parque sossegado e passeiem juntinhos, de mãos dadas.

POR QUÊ? Sem paredes nem limites, a consciência do que está ao nosso redor aumenta. Além de deixar vocês abertos um para o outro, a beleza do cenário fará com que ambos se sintam mais conectados. Isso sem falar que é quase impossível ficar de mau humor em meio à natureza, não é mesmo? 

Encoraje as diferenças
COMO? Quando um casal reclama que o fogo da paixão apagou é porque as diferenças entre eles acabaram sufocadas pela rotina ou por brigas frequentes. Convença seu marido a resgatar amigos e passatempos da época em que vocês não se conheciam ou a se aventurar por áreas que você não domina (nem pretende dominar). Faça o mesmo consigo mesma.

POR QUÊ? Quanto mais fizerem coisas diferentes, menor a chance de terminarem sentados em frente à TV sem assunto novo para conversar.

Definam um sonho em comum
COMO? Qualquer casal normal faz um monte de planos, mas eles costumam ser atropelados pela correria cotidiana ou pelos objetivos que envolvem os fi lhos. A cada início de ano, portanto, pensem em uma “loucura” para ser realizada a dois. Vale conhecer outro lugar do país, entrar para um curso de dança...

POR QUÊ? Refletir sobre o futuro é uma das formas mais eficazes de prolongar a felicidade conjugal, pois significa que vocês pretendem continuar juntos por muito tempo. Ter um objetivo de vida comum aos dois ajuda a estreitar os laços que ligam o casal.