Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Milena Toscano fala do orgulho de ser forte e fazer as próprias escolhas

Aos 33 anos, a atriz está ainda mais linda, realizada e radiante. Os ingredientes dessa receita de sucesso são uma combinação de talento e garra para buscar o que se deseja

Texto: Patrícia Affonso Publicado em 26/04/2017, às 12h21 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Milena Toscano - Rogerio Pallatta
Milena Toscano - Rogerio Pallatta
A história artística de Milena começou com uma fórmula quase clássica: uma criança linda, desenvolta e que adorava a ideia de brincar de atuar. “Eu gostava de aparecer, desfilar, participar dos eventos do colégio. Me inscrevia em todos os concursos possíveis: de beleza, simpatia, teatro...”, conta a bela, natural da cidade de Santo André (SP). Mais do que participar, Milena ganhava todos. Foi numa dessas competições que o olheiro de uma agência a convidou para estrelar campanhas publicitárias. “A coisa ficou séria mesmo aos 13 anos, quando fui contratada como modelo pela Ford. Fiz trabalhos no Japão, em Paris, no Peru... Minha mãe dizia que, se eu fosse bem no colégio, poderia continuar”, revela. Em 2001, um teste rendeu o primeiro papel dela no cinema: a personagem Eugenia, do longa Memórias Póstumas de Brás Cubas. Foi um caminho sem volta. Como dizem por aí, o bichinho da dramaturgia havia picado a paulista. “Quando comecei a conhecer o processo envolvido na encenação, me encantei”, entrega. Em 2003, Milena entrou para a Oficina de Atores da Globo e, no mesmo ano, fez seu primeiro trabalho na emissora, na minissérie A Casa das Sete Mulheres. Daí não parou mais: estrelou sucessos como Amazônia (2007), Eterna Magia (2007), Caminho das Índias (2009), Malhação (2009), Araguaia (2010) e Fina Estampa (2011). Em 2015, a atriz migrou para a Rede Record para integrar o elenco de Escrava Mãe (2016) e agora está a todo o vapor nas gravações de O Rico e Lázaro.

NOVO DESAFIO 

Uma das protagonistas da trama bíblica, Milena dá vida a Joana, personagem inspirada na história de Jó. “O que posso adiantar para vocês é que a Joana é uma mulher de muita força. Ela passa por uma série de provações e problemas, no entanto nunca culpa, julga ou renega Deus por isso. Ela tem uma fé imensa, acredita que o Criador tem um propósito para ela. É cheia de luz, bota todo mundo para cima, mesmo diante de um momento cheio de tristeza, de guerra, que seu povo vive”, adianta. Para a composição do papel, a atriz conta que estudou muito a Bíblia e participou de palestras de historiadores e teólogos na Record. Se tenho algo em comum com Joana? “Sempre há alguma convergência entre o ator e seu personagem. No meu caso, acho que é a determinação, o desejo de seguir em frente. Já passei por muitas coisas na vida e nunca deixei a peteca cair. O grande barato de ser atriz é o quanto a gente pode aprender com um personagem, pois é preciso ver a situação de outra forma, desenvolver habilidades e sentimentos que não nasceram com você. Dá para resolver muitas questões pessoais atuando. É quase uma terapia”, opina. 

PAIXÃO PELA COZINHA 

Quando não está encenando, Milena gosta de exercitar outro talento: cozinhar. “Esse gosto me acompanha desde pequena. Minha família é composta de italianos e espanhóis, e eu cresci vendo minha mãe e minha avó cozinhando. Nossa casa estava sempre cheia e a mesa, farta”, lembra. Um dos desejos da atriz era cursar a faculdade de gastronomia. “Porém, quando chegou a época do vestibular, eu já estava na Globo, trabalhando e estudando muito. Como gastronomia exige dedicação e tempo de estágio, não foi possível”, revela. Mas no ano passado veio a brecha: a novela Escrava Mãe atrasou para entrar no ar e Milena aproveitou o respiro para fazer um curso de culinária profissional, com duração de um ano. “Simplesmente amei! Estudar era o momento mais esperado na minha semana”, afirma. Pintou, então, a ideia de mostrar a afinidade com as panelas para o público. “A princípio, elaborei um projeto de programa para um canal de TV. No entanto, com a novela no ar, não seria possível. Decidi, daí, criar um canal de receitas no YouTube”, comenta. No espaço online, que leva seu nome, Milena Toscano ensina receitas que vão do básico arroz, feijão e ovo, seu prato favorito, a preparos mais elaborados, como lasanha à bolonhesa. E tudo na cozinha da casa dela! “Gosto de fazer comidão, carnes, massas... Nada light. Sobremesa eu não sou muito fã. É mais metódico de preparar, tem muita medida. No salgado você vai fluindo, fazendo”, diz. A ideia está dando tão certo que a atriz pensa na segunda temporada, com quadros especiais. “Vários amigos, como Sabrina Sato, Fábio Porchat e Michel Teló, já expressaram o desejo de participar, cozinhando comigo”, entrega. 

A FÓRMULA DO CORPÃO 

Além de pilotar o fogão com maestria, Milena confessa que também é muito boa de garfo. “Adoro comer, não me privo.” Como ela faz, então, para manter a silhueta? “Tento ser o mais regrada possível durante a semana. Fico no arroz integral, no grelhado e na saladinha. Aos fins de semana ou quando há alguma ocasião especial consumo o que tenho vontade”, afirma. Além disso, Milena é adepta de atividade física e faz aulas de muay thai, balé fitness e neopilates. “Quando estou na loucura e não dá tempo de ir às aulas, eu corro para gastar energia e as calorias”, diz. Outros aliados da bela: uma massagem especial chamada dreno detox — técnica que atua contra a retenção de líquidos e na gordura localizada — e o velashape, aparelho de radiofrequência que combate a celulite e a flacidez. “A massagem faço toda semana e o velashape, sempre que consigo.”

MELHOR AGORA 

Superfeminina, a estrela conta que ama ser mulher. “É maravilhoso ser forte, trabalhar, ir atrás de tudo o que desejo e ainda assim, quando tiver vontade, poder ser uma menina e correr para chorar no colo de alguém”, diz. E tem mais: a atriz engrossa o time das que encaram a idade como aliada. “Depois dos 30, a gente pode até ter algumas dúvidas sobre o que quer, mas sabe exatamente o que não deseja. Isso é muito bom. Fiquei mais tranquila sobre a minha profissão, o meu lugar no mundo. Amadureci nas relações, afetivas, nas familiares e nas amizades. Sou uma pessoa melhor hoje”, afirma. Com uma carreira estrelada e um namoro feliz que já dura três anos (com o empresário Pedro Ozores, 35 anos), Milena até fica em dúvida quando é questionada sobre os sonhos que ainda quer realizar. “Não sei. Apenas espero continuar vivendo da minha profissão, casar e ter filhos. Mas isso não é para agora”, emenda. A vontade de formar uma família tem como inspiração os pais, juntos há 47 anos. “Eles são meu exemplo, meu ideal de união”, finaliza.

5 coisas sobre a Milena que você (provavelmente) não sabe

1. ELA AMA REALITY SHOWS
“Assisto de tudo: de Kitchen Nightmares, passando pela Fazenda, até Largados e Pelados”, diz. 

2. QUANDO VIAJA, TROCA AS COMPRAS CONVENCIONAIS POR TEMPEROS
“Adoro descobrir novas especiarias e sabores. Meu namorado brinca que adora isso em mim, pois sou muito econômica (risos).” 

3. NEGOCIA COMO NINGUÉM
“Alguns amigos dizem que eu sou pão-duro, mas não é isso. Dou o maior valor ao meu dinheiro e sempre pechincho bastante.” 

4. É LOUCA POR PANELAS
“Quer me presentear? Está aí uma dica para me agradar em cheio: compre uma panela.” 

5. FÃ DE SERTANEJO
“Adoro o ritmo e as letras, principalmente essa nova onda do ‘feminejo’. Solto a voz no carro, no chuveiro...”