Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Questão de estilo

Para ganhar uma nova imagem você não precisa de um banho de loja. Com pequenas mudanças você reaviva o guarda-roupa sem gastar rios de dinheiro

Carmen Cagnoni Publicado em 06/06/2016, às 12h55 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hora de mudar - Divulgação
Hora de mudar - Divulgação

Se você está na fase do ‘quero mudar todo o meu armário’ porque está insatisfeita consigo e tem se questionado sobre roupas e itens que veste, é hora de parar e se autoavaliar”, avisa Juliana Skliutas, consultora de imagem (SP). De acordo com ela, muitas pessoas saem comprando tudo o que encontram pela frente porque não identificam o próprio estilo, mas só o que está na moda.  “Isso é um erro. É preciso se conhecer e saber qual imagem se deseja transmitir, sem se prender a um padrão, pois cada uma de nós tem um estilo predominante e outros complementares”, pondera.E para quem está vivendo uma fase de insatisfações, de insegurança e tem medo do novo, a ordem é relaxar! “A tendência é que só coisas boas aconteçam, acredite. Explico: a mudança ocorre de dentro para fora, e é exatamente o seu incômodo com o visual que mostra que, internamente, você já está numa nova etapa”, explica.

Mulher de fases

Cada uma de nós tem razões para mudar:

Emagreceu ou engordou: o corpo muda e, obrigatoriamente, o guarda-roupa precisa acompanhar.

Fez aniversário: a insegurança ao se alcançar um determinado estágio, às vezes, impõe medo. Mas é hora de repensar se a idade lhe representa e se está confortável com ela.

Mudou de emprego: a imagem corporativa é extremamente importante, ainda mais agora, com a crise econômica. E não é porque o estilo será reajustado que será preciso gastar milhões. Muitos dos itens-chaves para um look profissional já estão no armário. Só é preciso aprender a combiná-los de acordo com o novo cargo.

Se separou: superada a fase, bola para a frente! É hora se de amar, se arrumar, ser feliz, ser quem você quiser ser.

Encontrou uma nova paixão: que bom! Isso significa que você já se ama o suficiente! Portanto, não tente mudar de estilo e ser quem você não é. Seja você mesma, na sua melhor versão.

Sem erro

Dar um up no visual, não é uma tarefa difícil. Você pode começar fazendo o seguinte:

·Avalie o seu guarda-roupa. Comece conferindo se tem alguns itens curinga nos dias de hoje, como um sapato nude, uma calça flare, um blazer preto ou uma blusa com detalhes.

·Descarte as roupas muito apertadas, largas ou surradas (mesmo que as adore!).

·Analise as cores, estampas e padronagens das peças. Roupas que não são utilizadas há mais de um ano devem ficar de quarentena - e se nesse período, não conseguir usá-las, desapegue.

·Compre roupas novas somente a cada seis meses (em geral, em tempo de mudança de estação como outono/inverno e primavera/verão).

·Das peças que ficaram, tente montar algumas combinações: se você se sentir melhor, ótimo. Senão, seu estilo já mudou faz tempo e só está faltando descobrir qual é.

Neste caso, uma profissional pode ajudar a indentificar a sua nova fase, adequando estilo. Ela fará perguntas como: suas roupas são confortáveis e soltinhas ou superagarradas? Você usa sapatos de salto alto até dentro de casa ou rasteirinhas? Prefere estampas de flores ou étnicas? Gosta de blusas com babados ou canutilhos? Seus acessórios são discretos ou tudo megagigante? A maquiagem logo cedo é carregada ou só um brilho labial? “Com essas e outras respostas é possível avaliar se é realmente necessário mudar a produção ou só fazer alguns ajustes.E existem algumas opções de compras acessíveis em lojas de departamento, por exemplo, que hoje em dia não deixam nada a desejar às marcas de grife. Brechós também podem surpreender, assim como sites de troca. Vale dar uma conferida”, conclui Juliana.