Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Seis dicas para brecar a procrastinação

Você tem mania de deixar tudo para depois? Então coloque em prática essas sugestões e veja sua produtividade decolar novamente

Patrícia Affonso Publicado em 14/12/2016, às 15h39 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Procrastinar prejudica a produtividade do seu cotidiano - Shutterstock
Procrastinar prejudica a produtividade do seu cotidiano - Shutterstock

1.Estabeleça prazos para suas tarefas

É importante não ficar apenas na promessa e ser fiel ao que for “combinado”. A medida educa o cérebro, mostrando que as coisas têm um período determinado para serem cumpridas.

2.Faça uma lista diária do que precisa fazer

No entanto, não exagere no número de tarefas. Se o fizer, as pendências começarão a aparecer e podem desmotiva-la. Cinco ou seis atividades importantes, por dia, é um bom número.

3.Comece pelas coisas menores

Assim, você vai aquecendo os motores e garante mais motivação, à medida em que você vai riscando itens (já concluídos) da sua lista de afazeres.

4.Programe pequenas pausas

Determine um período de relaxamento. Pode ser algo como 5 ou 10 minutinhos a cada 40 trabalhados... É essencial para a sua mente ter um respiro!

5.Pense no benefício

Em vez de se concentrar apenas no desprazer que determinada atividade proporciona – daí o desejo de adiá-la – mentalize as vantagens que sua conclusão oferece. É uma delícia livrar a mente de uma preocupação e ter mais tempo livre, após tirar da frente uma pendência, não é mesmo?

6.Transforme seus sonhos e necessidades em metas

Planeje, escreva sobre ele, monte um mural com imagens e informações que a mantenham sempre em contato com tal desejo. Quanto mais palpável e objetivo se apresenta, maiores as chances de concluí-lo. Se ele fica muito subjetivo e parece apenas mais uma intenção, como viajar para o exterior ou aprender inglês um dia,  tendemos à empurrá-lo sempre para frente.