10 jeitos de usar suco de limão

Antioxidante e anti-inflamatório, o fruto do limoeiro é um velho conhecido da boa saúde. Mas os seus benefícios vão além, sendo um ingrediente multiúso nos cuidados com a casa e a beleza

Texto: Diane Neubüser

10 jeitos de usar suco de limão | <i>Crédito: Shutterstock
10 jeitos de usar suco de limão | Crédito: Shutterstock
1- Prataria sempre nova
Apague as manchas da prata com esta mistura: 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e 4 colheres (sopa) de suco de limão. Juntos, eles sofrem uma reação química que deixa o metal tinindo. 

2- Sem sinal de espinha
Experimente esse tratamento antiacne com suco de limão — secante e cicatrizante. É só encharcar a ponta de um cotonete no líquido e pressioná-la sobre a inflamação por 15 segundos. Repita todas as noites até apagar a marquinha. Lave bem a pele com água e sabonete facial no dia seguinte. 

3- Pia brilhante
Quando a superfície de porcelana encarde não há quem consiga limpar. Isso até descobrir a mistura do suco de 1 limão com 1 copo de bórax (borato de sódio). Aplique a pasta com uma escova, deixe agir por três minutos e enxágue. Pronto, pia novinha! 

4- Planta à prova de gato
Para não deixar os vasos virarem brinquedo para os seus gatinhos, lambuze a borda deles com suco de limão. Os bichanos não curtem aromas cítricos e vão acabar perdendo o interesse pelo verde. 

5- Continue colorindo
Sabe aquele pincel com resto de tinta? A boa notícia é que tem como salvar as cerdas enrijecidas sem apelar para solventes. Ferva uma proporção de três partes de suco de limão com uma parte de água. Deixe as cerdas de molho na mistura quente por 15 minutos. O ácido cítrico solta as impurezas e amacia os fios. 

6- Arroz no ponto
Com este truque os grãos nunca mais vão empapar: adicione à água do cozimento 3 gotas de limão. O ácido cítrico quebra as partículas que provocam o aspecto pegajoso do arroz. 

7- Formigas, já para fora!
O limão funciona como um pesticida natural. Posicione bolas de algodão molhadas com o suco em locais estratégicos, por onde as formigas costumam andar. O cheiro forte atrapalha o senso de direção dos insetos e faz o bando se dispersar. 

8- Unhas desencardidas
É comum as garras ficarem amareladas depois de remover um esmalte escuro. Para recuperar a cor natural, mergulhe os dedos nesta solução clareadora: 1 copo de água misturado ao suco de 1/2 limão. Deixe de molho durante cinco minutos. 

9- Jarra limpinha
O pigmento de chás e sucos pode manchar seus recipientes. Para limpar, lambuze de sal a metade de um limão. Aí esfregue a parte salgada sobre as áreas escurecidas. O fruto faz as manchas se soltarem, e o efeito é potencializado com o sal, que é abrasivo. 

10- Alimento sem bactéria
Sabe aquele produto industrializado, usado para desinfetar frutas, verduras e legumes frescos? Você pode fazer uma versão caseira. Encha um recipiente com 10 copos de água e acrescente 3 colheres (sopa) de suco de limão. Deixe os alimentos de molho por cinco minutos, depois enxágue.

16/02/2017 - 08:00

Conecte-se

Revista Máxima