Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

20 truques para emagrecer sem neura

Você não se exercita todos os dias nem tem tempo de preparar refeições light? Então incorpore estes hábitos no seu cotidiano e conquiste um corpo enxuto

Texto: Diane Neubüser Publicado em 30/05/2016, às 08h39 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
20 truques para emagrecer sem neura - Shutterstock
20 truques para emagrecer sem neura - Shutterstock
Todo mundo sabe que é preciso seguir uma alimentação balanceada e fugir do sedentarismo para não engordar. Ainda assim, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso. Salvo os casos de doenças metabólicas, a causa para esse quadro pode estar em detalhes, como na carência de algum nutriente, nos escorregões que sabotam a dieta ou até no pensamento negativo que derruba a vontade de adotar um estilo de vida mais saudável. A transformação começa pela mudança de hábitos. Que tal tentar?

1. Faça Musculação
Após um treino com carga (o ideal são duas vezes por semana), as células do nosso corpo demoram, em média, 15 dias para se recuperar — e durante esse tempo consomem energia. Nos exercícios aeróbicos o gasto calórico é até 30% maior, porém a recuperação celular se dá em apenas duas horas.

2. Converse mais
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Pittsburgh (EUA) revelou que mulheres que têm conversas animadas todos os dias dobram a perda de peso, mesmo sem fazer dieta. Motivo: há uma redução dos níveis de ansiedade e do hormônio cortisol (ligado ao stress e ao aumento do apetite). Quanto mais feliz e saudável uma pessoa estiver, maiores são a saciedade e a sensação de bem-estar.

3. Comece agora!
Não espere a segunda-feira, o próximo verão, a volta das férias ou qualquer outra ocasião para mudar os seus hábitos. Isso só abre brechas para a postergação. Encontre a sua automotivação o quanto antes.

4. Evite o açúcar
O mascavo é mais natural porque não passa pelo processo de refinamento. Porém, carrega o mesmo número de calorias do açúcar branco.

5. Alimente-se como uma vegetariana
As proteínas vegetais, como tofu, cogumelos, amêndoas e legumes, aumentam em 50% a queima de gordura em relação às proteínas animais.

6. Não suje a louça
Quando comemos saladas e proteínas magras, ao fim da refeição parece que o prato nem foi usado. No caso de frituras e molhos, é preciso muito detergente e água quente para higienizar a louça. Mantenha essa analogia em mente ao montar o seu cardápio.

7. Agite-se logo cedo
Exercitar-se pela manhã é mais eficaz para emagrecer. Por ter recebido poucas calorias no período, o organismo precisa usar as reservas de gordura.

8. Apimente as coisas
Graças ao ativo capsaicina, a pimenta vermelha acelera em até 20% o metabolismo e a queima de lipídeos.

9. Aposte na romã
O óleo da semente da fruta reduz a capacidade do organismo de armazenar lipídeos. Consuma uma unidade in natura por dia ou recorra às cápsulas do óleo à venda em lojas especializadas. 

10. Tempere
Além de realçarem o sabor da comida, as especiarias estimulam o processo digestivo, auxiliam na queima de gorduras, melhoram o funcionamento do fígado, da vesícula e dos intestinos e dão energia. Vá de gengibre, cravo, canela, pimentas, orégano, tomilho, açafrão, coentro, curry, noz-moscada, manjericão, salsa, alho, cebola...

11. Engane a gula
A partir de gatilhos como stress ou tristeza o organismo libera hormônios que estimulam a vontade de comer a qualquer hora. Uma saída para não passar vontade é fazer trocas inteligentes no dia a dia. Um exemplo? Substitua a mousse de chocolate por abacate batido com cacau em pó.

12. Ganhe um aliado
Novidade no Brasil, a raiz Tiger Nuts promove saciedade, equilibra os níveis de açúcar no sangue, é rica em minerais e traz poucas calorias. Consuma 2 1/2 colheres (sopa) por dia, acrescentando- as em frutas, saladas, iogurtes...

13. Prefira a música
Você não percebe os sinais que o seu corpo emite para parar de comer quando está em frente à TV, e daí acaba exagerando. A música relaxante faz com que a mastigação seja mais lenta e a gente fique satisfeita rapidamente.

14. Fique de olho
Você conta as calorias das suas bebidas? Um copo (240 ml) de suco de laranja soma 130 calorias — mais que um bombom (110 cal). Prefira consumir as frutas in natura e, no dia a dia, beba 80% de água e 20% de chá sem açúcar.

15. Ame-se muito
Uma pesquisa do periódico americano New England Journal of Medicine revelou que pessoas com baixo nível de satisfação corporal têm mais dificuldade para emagrecer do que aquelas que estão de bem com a aparência.

16. Turbina o cafezinho
A atriz Fernanda Souza é uma das famosas que adotaram o café com óleo de coco para acelerar a queima de gordura. Além de termogênica, a mistura dá energia, é anti-inflamatória e sacia. Adicione 1 colher (sopa) de óleo de coco a 200 ml de café forte e bata no liquidificador. Beba uma vez por dia.

17. Fuja da balança
Mulheres que se pesam constantemente são mais ansiosas e apresentam maior dificuldade para perder peso. Tanto é que pessoas com distúrbios alimentares são proibidas pelos médicos de se pesar mais que uma vez por mês.

18. Adoce sua manhã
O cortisol, hormônio do stress, tem maior concentração no início do dia. Combata-o com doses moderadas de doces (um pedaço de bolo, três biscoitos, um suco adoçado) e evite passar o resto do dia atacando a comida.

19. Beba um suco emagrecedor
Troque um dos seus lanchinhos pelo suco de 1 cenoura batida com água. A bebida enxuga 2 kg em 12 semanas graças às fibras e aos nutrientes que ajudam a queimar gorduras.

20. Freie as células de gordura
O ácido linoleico conjugado é um ácido graxo natural que desacelera o crescimento das células adiposas. O seu consumo pode aumentar em 9% a perda de peso ao longo de um ano. A substância já é encontrada em cápsulas.