Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Conheça os procedimentos estéticos preferidos das brasileiras

Confira os procedimentos estéticos mais executados no país e os cuidados necessários para que tudo saia do jeito que imaginou

Texto:Carmen Cagnoni Publicado em 03/05/2016, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laser diminui sinais de envelhecimento da pele - Shutterstock
Laser diminui sinais de envelhecimento da pele - Shutterstock
LASER
Juventude facial

Existem vários lasers que atuam na reversão dos sinais do envelhecimento e cada um tem uma função específica (rugas, manchas, flacidez, cicatrizes). Os mais utilizados são CO2, Erbium, ND Yag, luz intensa pulsada e radiofrequência. “No geral, a luz emitida age em pontos determinados, tornando o tratamento de recuperação rápida e com resultados eficazes”, diz a dermatologista Fabiana Wanick (RJ). 

❚ INDICAÇÃO
Peles claras ou escuras (nesse caso, o médico usa equipamento com potência especial) com manchas solares, sinais congênitos (hemangiomas), rugas, cicatrizes, flacidez. 

❚ CONTRAINDICAÇÃO
Gestantes e lactantes, pacientes bronzeadas, com infecções na área a ser tratada ou com doenças autoimunes. 

❚ O MÉDICO PRECISA SABER
Sobre o uso de medicamentos e vitaminas regulares ou ingeridos no dia do tratamento. 

❚ PÓS-TRATAMENTO 
A pele pode ficar vermelha, ardida e com crostas. A aplicação de água termal, hidratante e filtro solar deve ser feita várias vezes ao dia. 

O PERIGO! 
Ficar com manchas claras ou escuras na pele, com cicatrizes e infecção.

CARBOXITERAPIA
Anticelulite, estria e flacidez

Injeção de gás carbônico em diferentes camadas cutâneas. O processo eleva o fluxo sanguíneo e a oferta de oxigênio, estimula a microcirculação local e ajuda na formação de colágeno e elastina. 

❚ INDICAÇÃO
Quem adota alimentação saudável, bebe bastante água e pratica atividade física obtém melhores resultados. Também é um tratamento eficaz pós-lipoaspiração, pois suaviza imperfeições. 

❚ CONTRAINDICAÇÃO
Pessoas alérgicas, com problemas de coagulação do sangue, epilepsia, doenças pulmonares e gestantes. 

❚ O MÉDICO PRECISA SABER
Se você tem doenças pulmonares e cardíacas, toma medicamentos e faz tratamentos. A idade da paciente (e da celulite!) determina a quantidade de fluxo do gás na região. 

❚ PÓS-TRATAMENTO
Hematomas podem aparecer, e o uso de protetor solar no local é obrigatório. 

O PERIGO!
Aplicado incorretamente (num vaso sanguíneo, por exemplo), o produto pode causar embolia pulmonar. Durante a aplicação a dor chega a ser intensa, causando ardência e formigamento. Porém, caso o incômodo seja exagerado, peça para o profissional interromper a carbox na hora.

LIPO
Curvas definidas

Há a lipoaspiração e a lipoescultura. A primeira é um procedimento cirúrgico que aspira o excesso de gordura do corpo por meio de cânulas finas, introduzidas em pequenas incisões. A retirada dos lipídeos proporciona um contorno corporal harmônico. Pode ser feita em várias áreas (abdome, coxas, culote, dorso e braços). “Já a lipoescultura consiste na retirada dessa gordura em excesso para correção de áreas de depressão, promovendo curvas e aumentando o tamanho do bumbum, por exemplo”, define Eduardo Porto Leite, cirurgião plástico (RJ). 

❚ INDICAÇÃO
Para quem não tem excesso de peso e precisa apenas de uma remodelagem das curvas. Para pessoas saudáveis, que realizaram todos os exames clínicos e cardiológicos necessários (e foram liberadas). 

❚ CONTRAINDICAÇÃO 
Mulheres que estão acima do peso ideal. 

❚ O MÉDICO PRECISA SABER
De todo o histórico de doenças e hábitos da paciente e do uso de medicações.

❚ PÓS-OPERATÓRIO 
Exige repouso de cinco a dez dias, dependendo da área lipoaspirada, e colocação de cinta pós-operatória por três meses. É proibido se expor ao sol durante o mesmo período. É necessário realizar drenagem linfática, seguir dieta adequada e as demais orientações do médico. 

O PERIGO!
Qualquer procedimento cirúrgico é arriscado, do mais simples ao mais complexo. No entanto, tomando os cuidados necessários, e se realizada por médico competente, os riscos são pequenos.

SILICONE
Definição e volume

“Uma cápsula preenchida por gel coesivo de tamanhos e formatos diferentes para aumentar seios ou glúteos ou reconstruir as mamas pós câncer ou trauma”, explica a cirurgiã plástica Brunna Salvarezza. 

❚ INDICAÇÃO
Recomendado para qualquer pessoa saudável que necessite remodelar as formas. 

❚ CONTRAINDICAÇÃO
Quem possui doença sistêmica descontrolada ou patologia local em tratamento (nódulo mamário). 

❚ O MÉDICO PRECISA SABER
Sobre o uso de medicação oral ou injetável ou de drogas ilícitas, doença atual ou passada, cirurgias prévias, tabagismo... Absolutamente tudo deve ser comunicado. 

❚ PÓS-OPERATÓRIO
No caso de prótese mamária, na primeira semana é proibido levantar os braços, dirigir e pegar peso. Na seguinte, aos poucos, é possível retornar às atividades normais. No pós-operatório da prótese glútea a restrição é deitar ou sentar sobre o bumbum durante a primeira semana. Após o período é permitido repousar normalmente e sentar com cuidado, evoluindo aos poucos. Drenagem linfática e cinta são indicadas em ambas as operações. 

O PERIGO! 
Toda cirurgia possui riscos, dos mais simples, como edema, hematoma e má cicatrização até infecções e trombose. Por isso, é fundamental que a paciente procure um cirurgião plástico experiente, que realize a operação num hospital, com acompanhamento do médico anestesista.

CRIOLIPÓLISE 
Choque térmico nas gordurinhas 

“Intercala ondas de frio e calor para que o metabolismo trabalhe rapidamente na regularização da temperatura central. Com isso, o corpo começa a quebrar gordura para produzir energia. Esse rompimento diminui o volume adiposo no local”, afirma a médica Joana Darc Diniz (RJ). 

❚ INDICAÇÃO
Pessoas que não estão com excesso de peso, mas apresentam gordura localizada — no culote, nas coxas, na barriga e nos flancos.

❚ CONTRAINDICAÇÃO
Fuja da técnica se você possui sensibilidade ao frio, urticária, hérnias e infecções na pele, é gestante ou foi submetida a uma cirurgia recentemente. 

❚ O MÉDICO PRECISA SABER
Dos tratamentos já realizados no local e do uso de remédios.

❚ PÓS-TRATAMENTO
A região pode ficar inchada e dolorida por até uma semana. É importante adotar hábitos saudáveis para manter o peso depois do processo. 

O PERIGO! 
Mal aplicadas, as inversões de frio e calor do aparelho provocam queimaduras, por isso o procedimento tem que ser realizado sempre por médicos habilitados e treinados na técnica.