Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dê um chega pra lá na tendinite

O uso exagerado de computadores, celulares e tablets tem aumentado o número de casos de inflamação nos tendões. Aprenda a se livrar da dor provocada pela doença -- sem remédios!

Diane Neubüser Publicado em 20/12/2017, às 10h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fortalecimento e alongamento ajudam a aliviar a tendinite sem apelar para os medicamentos - Shutterstock
Fortalecimento e alongamento ajudam a aliviar a tendinite sem apelar para os medicamentos - Shutterstock

Um incômodo tão intenso que chega a limitar os movimentos. Essa é a principal característica da tendinite, uma inflamação na estrutura fibrosa que une os músculos com os ossos do nosso corpo. Ela acontece como resposta à sobrecarga desse tecido (o tendão). A dor sentida geralmente decorre de movimentos repetitivos, seja levantando peso na academia (o que acaba comprometendo a articulação de joelhos, tornozelos e pés), seja pelo vício de má postura, seja pela falta de fortalecimento muscular. E ela transforma atividades corriqueiras, como digitar ou lavar louça, num fardo. Mas atualmente é o uso excessivo dos aparelhos eletrônicos que têm sido o principal gatilho para a tendinite – inclusive em crianças. O diagnóstico da doença pode ser feito por um ortopedista e, uma vez confirmada, veja as atitudes que ajudam a aliviar as dores e minimizar o drama...

Compressa gelada
O gelo alivia a dor e desinflama os tendões. Aplique a compressa gelada sobre o local dolorido durante 20 minutos, três vezes por dia ou mais, de acordo com a intensidade do incômodo.

Pausa obrigatória
Se trabalha em frente ao computador, faça uma pausa, a cada hora, durante cinco minutos, para relaxar os músculos. Apenas dê uma voltinha, vá tomar água, aproveite para ir ao banheiro...

Os membros inferiores também sofrem
O uso frequente de salto alto pode provocar o encurtamento dos músculos da panturrilha, sobrecarregando os tendões. Procure usar sapatos de, no máximo, 3 cm de altura, para evitar. E faça alongamentos: pise num degrau com a parte da frente dos pés e deixe os calcanhares descerem. Mantenha a posição por dez segundos. Repita duas vezes ao dia.

Movimentos terapêuticos
Esmagar uma bolinha de fisioterapia ajuda a fortalecer os músculos das mãos e dos antebraços e, consequentemente, alivia a tendinite. Use-a uma ou duas vezes por dia, diariamente. “Faça assim: aperte-a, segure por 30 segundos e solte. Repita três vezes”, indica André.

Rotina de exercícios
Prevenir é a melhor. “Livre-se das lesões nos membros inferiores exercitando o glúteo, com agachamentos. Para fugir de problemas nos membros superiores, trabalhe o músculo das costas”, ensina André. Para amenizar dores nas costas, capriche em abdominais. Todas essas práticas, porém, devem ser realizadas com o acompanhamento de um profissional -- ainda mais se você já sente dores! A frequência ideal? Três vezes por semana.