Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Dieta do kefir: o alimento probiótico que acelera o metabolismo

Esse alimento, cultivado em casa, aumenta a resistência imunológica contra doenças e ainda ajuda a emagrecer

por Júlia Arbex Publicado em 29/08/2017, às 13h30 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dieta do kefir - SHUTTERSTOCK
Dieta do kefir - SHUTTERSTOCK
Pouco conhecido no Brasil, o kefir é um probiótico natural responsável por aumentar a quantidade de bactérias benéficas no organismo e diminuir as que podem causar enfermidades. A partir de seus grãos é produzida uma bebida cremosa, parecida com o iogurte, que é utilizada há séculos na Europa e na Ásia. A seguir, Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP), e Michele Haikal, dermatologista e membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, explicam mais sobre esse alimento milagroso.

O QUE É
“A bebida produzida com os grãos de kefir é, na verdade, uma colônia de microrganismos vivos benéficos ao intestino”, explica Cintya. Ela pode ser ingerida in natura ou usada para fazer pães, vitaminas, patês, sobremesas. “É cremosa, e o sabor, agridoce, mas pode ser muito ácida se ficar mais de 24 horas fermentando”, completa. 

COMO E ONDE ENCONTRAR
Os grãos de kefir são tradicionalmente doados, pois se multiplicam cada vez que passam pelo processo de fermentação. No Brasil, existem grupos no Facebook, como o Kefir – Doações e Receitas (com mais de 23 mil integrantes), que compartilham o produto. “Quem não quiser produzir a bebida em casa (veja a receita ao lado) pode encontrar o alimento em cápsulas nas farmácias ou em lojas de suplementos”, afirma Michele. Porém, antes de comprar, converse com seu médico. 

ALIADO DA BOA FORMA 
De acordo com as especialistas, associado a uma alimentação saudável e balanceada, o consumo regular de kefir ajuda a perder peso (ao menos 5 kg num mês). Isso porque:
- Faz um detox no organismo. 
- Promove saciedade. 
- Tem poucas calorias. 
- Equilibra e regula a flora intestinal. 
- Acelera o metabolismo. 

A SUA SAÚDE AGRADECE!
Por ser rico no aminoácido triptofano, melhora o funcionamento do sistema nervoso, evitando distúrbios do sono e depressão. Ainda reduz o colesterol. É rico em vitaminas do complexo B, o que aumenta a resistência contra infecções. Estimula a produção de serotonina, hormônio responsável por melhorar o humor e dar aquela sensação de bem-estar. Por isso, controla a ansiedade. Evita problemas como azia, gases e diarreia. 

MAS TODO MUNDO PODE?
“Diabéticos devem consumir o kefir de leite, já que o de água precisa de açúcar na produção. Além disso, por ser rico em vitamina K e cálcio, pode reduzir a capacidade de absorção de alguns medicamentos. Por isso, antes de consumi-lo, converse com seu médico ou nutricionista”, aconselha Cintya. 

ALGUNS CUIDADOS
- Guarde os grãos em vidro ou plástico (lavado com água fervida) com um pouco de leite na geladeira por até cinco dias.
- No freezer, eles duram até dois anos. 
- Lave os grãos com água mineral antes e depois de utilizar. 
- Para fermentar, deixe no armário ou no forno (desligado). 
- Na hora de descongelar, mantenha o kefir na geladeira por 24 horas.

RECEITA BÁSICA DE KEFIR


Ingredientes
• 3 colheres (sopa) de grãos de kefir
• 1 litro de água (você pode substituir a água pela mesma quantidade de leite em temperatura ambiente)

Preparo
Num recipiente, misture o líquido e os grãos. Tampe e deixe fermentar por 18 a 24 horas em temperatura ambiente. Depois, peneire para separar o líquido dos grãos, que podem ser reaproveitados para produzir um novo kefir. O ideal é colocar a bebida na geladeira e ingerir em até três dias. Ela também pode ficar no freezer por seis meses. Se você optar por usar água, acrescente 2 colheres (chá) de açúcar mascavo antes de colocar os grãos para fermentar.

DELÍCIAS PARA VARIAR!


VITAMINA DE KEFIR COM FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes
• 1 1/2 xícara (chá) de kefir de leite
• 1/2 xícara (chá) de leite gelado
• 40 g de amoras maduras
• 40 g de framboesas maduras
• 2 colheres (chá) de mel

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

PATÊ DE KEFIR COM ERVAS

Ingredientes
• 500 g de kefir
• 1/2 xícara (chá) de cream cheese
• 1 colher (chá) de manjericão e hortelã picados
• 1 haste de cebolinha picada
• 1 fio de azeite
• 1 pitada de sal

Preparo
Bata tudo no liquidificador. Caso não for utilizar de imediato, conserve o patê na geladeira em recipiente tampado por até 24 horas.