Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

O peso do hormônio: livre-se do cortisol e seque até 2 kg por semana!

Relacionado ao stress, esse hormônio favorece o acúmulo de gorduras na barriga e é o inimigo número 1 da balança

Texto: Marília Medrado Publicado em 25/04/2016, às 09h05 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Livre-se do cortisol e seque até 2 kg por semana! - Shutterstock
Livre-se do cortisol e seque até 2 kg por semana! - Shutterstock
Quem vive com os nervos à flor da pele geralmente também passa horas sem comer — ou se empanturra em decorrência da ansiedade. Com a preocupação, é difícil dormir. E dá-lhe cafeína para aguentar o tranco. Esse ritmo é um prato cheio para elevar os níveis de cortisol, hormônio produzido pelas glândulas adrenais. Em excesso, ele é o inimigo de quem quer secar. Além do stress, da cafeína, do jejum prolongado e das noites maldormidas, o cortisol pode “disparar” por conta de álcool, aditivos químicos e sobrepeso. Mas há luz no fi m do túnel. Segundo a nutricionista Ana Paula Santos, se você ingerir os alimentos certos, caminhar 30 minutos três vezes por semana e praticar atividades relaxantes, é possível controlar o hormônio e, de quebra, eliminar peso.

O peso do hormônio 

Circulando aos montes e de forma contínua no nosso corpo, o grande problema do cortisol é que ele inibe a ação da leptina, a responsável por dar sensação de saciedade. “Ele também causa maior retenção de líquidos e produção e acúmulo de gordura, especialmente a abdominal”, diz Ana. Se não bastasse, ainda aumenta aquela vontade louca de comer um pãozinho! “Isso acontece porque o cortisol reduz os níveis de serotonina e dopamina, neurotransmissores importantes para regular o desejo por carboidratros.” As regras para virar esse jogo são: comer a cada três horas, apostar em alimentos de baixo índice glicêmico, eliminar industrializados e evitar os ricos em cafeína no café da manhã, pois afetam as glândulas adrenais.

Alimentos anticortisol

ABACATE
Tem beta-sitosterol, composto que inibe a liberação de cortisol, ajudando a queimar a gordura da barriga. Porção: 3 col. (sopa) ao dia. 

FRUTAS CÍTRICAS
Acerola, laranja, limão e kiwi são ricos em vitamina C, essencial para as glândulas adrenais funcionarem bem. Porção: 2 frutas ao dia.

FOLHAS VERDE-ESCURAS
Vegetais como brócolis, espinafre e alface reduzem níveis de cortisol. Porção: 2 col. (sopa) duas vezes ao dia. 

CHÁ-VERDE
Eleva os níveis de dopamina, substância ligada à sensação de bem-estar, motivação e saciedade por carboidratos. Porção: 3 xícaras (chá) ao dia. 

IOGURTE
As suas bactérias do bem estimulam a produção dos neurotransmissores, promovendo relaxamento e um bom sono. Porção: 1 unidade (200 ml) ao dia. 

LINHAÇA E CHIA
São fontes de ômega 3, que regula as glândulas adrenais e equilibra a produção de cortisol. Além disso, ambos têm magnésio, mineral que auxilia no controle das emoções. Porção: 1 col. (sopa) ao dia. 

AVEIA
As suas fibras ajudam a eliminar as toxinas que estressam o metabolismo e provocam o aumento do cortisol. Porção: 2 col. (sopa) ao dia. 

ARROZ INTEGRAL
Fortalece a produção de dopamina e é rico em triptofano, aminoácido que promove a formação da serotonina, traz bem-estar e controla a compulsão por doces. Porção: 3 a 4 col. (sopa) ao dia. 

CASTANHA-DO-PARÁ
Possui magnésio e selênio, minerais antiestresse. Porção: 2 castanhas-do-pará ao dia. 

AMÊNDOAS E PISTACHE
Oleaginosas que também são ricas em minerais que combatem o stress. Porção: 4 unidades médias ao dia.

Mais bem-estar, menos gordurinhas!

A nutricionista Ana Paula Santos elaborou um cardápio para perder de 1,5 kg a 2 kg por semana

CARDÁPIO 1

CAFÉ DA MANHÃ
• Suco verde (bata 200 ml de água com 1/2 limão com casca, 1 folha de couve, 1 maçã e 1 col. (sopa) de linhaça. Coe e beba) + 1 ovo mexido com orégano e 1 col. (sopa) de aveia 

LANCHE
• 2 castanhas-do-pará + 1 xícara de chá-verde batido com um punhado de acerola. 

ALMOÇO
• Um prato de salada de folhas com tomate, salsinha e couve-flor cozida a vapor + vagem e cenoura cozidas a vapor + 1 filé de peixe grelhado + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão 

LANCHE
• 200 ml de iogurte + 1 laranja com bagaço picada + 1 col. (sopa) de aveia 

JANTAR
• 1 prato (servir) de folhas com 3 col. (sopa) de abacate picado + 3 col. (sopa) de purê de inhame + 3 col. (sopa) de carne moída

CEIA
• 1 xíc. (chá) de chá de camomila + 1 pera

CARDÁPIO 2

CAFÉ DA MANHÃ
• Suchá (bata 200 ml de chá-verde com 1 kiwi) + 1 fatia de pão de aveia + 1 fatia de queijo branco com alecrim 

LANCHE
• 1/2 mamão papaia com canela + 1 xíc. (chá) de chá-verde com 1/2 limão 

ALMOÇO
• 1 prato de salada de folhas com pedaços de laranja + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 3 col. (sopa) de arroz integral com lentilha + 1 concha de feijão + 1 omelete (2 claras e 1 gema) com tomate e cebola 

LANCHE
• Shake: 100 ml de água + 100 ml de iogurte desnatado + 3 col. (sopa) de abacate + 1 col. (sobremesa) de mel 

JANTAR
• 1 prato de canja de galinha (cenoura, arroz integral, hortelã, cebola e azeite) 

CEIA
• 1 xíc. (chá) de chá de cidreira + 1 banana cozida com 1 col. (sopa) de chia e uma pitada de canela