Veja como acabar com a constipação e recuperar o alto-astral

Pesquisas confirmam: o mau funcionamento do intestino interfere diretamente (e de forma negativa) no humor

por Diane Neubüser

Veja como acabar com a constipação e recuperar o alto-astral | <i>Crédito: IStock
Veja como acabar com a constipação e recuperar o alto-astral | Crédito: IStock
Cerca de 76% dos brasileiros afirmam sentir um impacto na qualidade de vida quando o intestino não funciona — sendo 38% especificamente sobre as condições do humor. “Isso acontece porque o intestino concentra a maior quantidade de serotonina do nosso organismo. E esse neurotransmissor é o principal responsável pela sensação de bem-estar”, explica o gastroenterologista Eduardo André (SP). Quando o órgão não funciona direito, a liberação da substância fica comprometida, o que reflete em irritabilidade. Daí, inclusive, que veio o termo “enfezado” para designar uma pessoa nervosa. No sentido literal, a palavra quer dizer que alguém está cheio de fezes. Mas não precisa ser assim. Confira dicas naturais para melhorar essa etapa do processo digestivo:

Consuma probióticos
“Nossa flora intestinal possui microrganismos vivos que auxiliam no funcionamento do intestino e nos protegem de bactérias maléficas à saúde. São os chamados probióticos”, explica Eduardo André. “Ingerir alimentos enriquecidos com esses elementos ajuda a proliferá-los e, assim, manter a evacuação em dia”, diz. A substância é encontrada basicamente em alimentos fermentados, como iogurte, kefir e coalhada, que devem ser consumidos diariamente.

Mexa-se
Para o intestino funcionar é necessário estimular o reflexo da evacuação). Esse gatilho é disparado com a prática de atividades físicas (30 minutos diários) e pela distensão do estômago, provocada pela ingestão de alimentos. A ingestão de 2 litros de água por dia também é importante, pois o líquido ajuda na movimentação interna e ainda lubrifica os intestinos.

Invista nos fitoterápicos
“Para os casos mais difíceis, recomendo o uso de chá de sene, uma planta que age como um laxante natural”, revela o médico. Misture uma colher (chá) de folhas de sene em uma xícara (chá) de água fervente.

Evite os constipantes
Você já deve ter ouvido falar que frutas como banana e maçã prendem o intestino. E outras, caso do mamão, soltam. Porém, segundo um artigo publicado pela Bahiana Escola de Medicina e Saúde Pública, não existem evidências científicas que confirmem isso. Tanto que a maçã é rica em fibras necessárias para o bom funcionamento intestinal. A única fruta com efeito laxativo comprovado é a ameixa. Vale lembrar que o essencial é manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes.

22/08/2017 - 13:38

Conecte-se

Revista Máxima