Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Você sabia que o vinagre de maçã beneficia a saúde?

Para revitalizar o organismo, invista no vinagre de maçã. Ele regula a glicemia, acelera o metabolismo e aumenta a imunidade. Aqui, sugestões terapêuticas de consumo

Diane Neubüser Publicado em 27/07/2017, às 12h08 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você sabia que o vinagre de maçã beneficia a saúde? - Shutterstock
Você sabia que o vinagre de maçã beneficia a saúde? - Shutterstock
Nosso nível de açúcar no sangue está ligado à ingestão de carboidratos. Quando comemos, esses alimentos se transformam em glicose e nos fornecem energia. Só que o ideal é que essa energia seja entregue em doses controladas ao longo do dia. E esse é um dos benefícios do vinagre de maçã. “Graças ao ácido acético da composição, a transformação dos carboidratos ocorre de forma gradativa — o que faz com que sintamos menos fome entre as refeições”, diz a nutricionista Karina Corsini, da Clínica Rascovski (SP). A teoria foi comprovada por um estudo da Universidade do Arizona (EUA). Lá os participantes que ingeriram o vinagre consumiram menos 275 calorias em relação ao período em que não usaram o ingrediente. Outros componentes do bem contidos no líquido são os micróbios que combatem bactérias causadoras de doenças. A descoberta é do Massachusetts General Hospital (EUA), que observou a melhora do sistema imunológico dos pacientes. Para tirar proveito de tudo isso, o consumo deve ser diário. Além de usá-lo para temperar a salada, por exemplo, você pode apostar nas versões tônicas caseiras, servidas como chás. A seguir, receitas saborosas para você se cuidar.

DETOX

Ingredientes
• 3/4 de copo de sidra
• 1/4 de copo de suco de laranja
• 1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Preparo
Misture todos os ingredientes e aqueça no microondas. Para dar um sabor invernal ao preparo, sirva com um pau de canela e uma rodela de limão. Os flavonoides contidos na laranja têm ação desintoxicante no organismo.

ANTI-STRESS

Ingredientes
• 1 xícara de chá-preto com laranja
• 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
• 1 estrela de anis
• 1 colher (sopa) de mel

Preparo
Prepare o chá com água fervente, adicione os demais ingredientes e deixe abafado por dois minutos. A L-teanina do chá-preto acalma e relaxa (sem dar sono).

DIGESTIVO

Ingredientes
• 1 sachê de chá de maçã
• 1/4 de copo de sidra
• 1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Preparo
Misture todos os ingredientes com água fervente e deixe abafado por dois minutos. Você pode adicionar cravo e canela para saborizar. O ácido málico da maçã melhora a digestão.