Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 estratégias para nunca mais engordar

Além de dietas e exercícios físicos, aprenda a reprogramar a sua mente para conquistar efeitos duradouros e fugir do efeito sanfona

Diane Neubüser Publicado em 18/05/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adotar atitudes de uma mente magra é a chave para manter a boa forma - Foto Shutterstock
Adotar atitudes de uma mente magra é a chave para manter a boa forma - Foto Shutterstock

Segundo a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), as atitudes negativas prejudicam a perda de peso. A nutricionista e coach Gladia Bernardi, criadora do método "Emagrecimento Consciente", atesta a informação. Para ela, “a obesidade é uma doença que começa na mente”. Daí a necessidade de reprogramar o que você pensa sobre alimentação, dieta, motivação... Sobre a forma como você se vê. Veja as estratégias ensinadas pela expert:

1. Trace um planejamento

Para iniciar qualquer ‘grande projeto’ de vida, é preciso planejar. Não é diferente quando se fala em emagrecimento definitivo. “Uma dica o é anotar em um papel, por exemplo, quantos quilos você quer perder e em qual prazo. Com a ajuda de um especialista, faça um cronograma com metas possíveis para evoluir nessa caminhada”, ensina Gladia. 

 2. Mantenha a organização

Assim que o planejamento for definido, é preciso ter disciplina para segui-lo à risca. Organize seus horários para não escapar do exercício físico nem pular refeições, organize as suas compras para não faltar opções saudáveis na dispensa, organize as suas marmitas para não comer algo de fora da dieta na rua etc. 

3. Busque conhecimento

Fruta engorda? Preciso ter uma dieta restritiva? Essas e muitas outras dúvidas podem atrapalhar o processo de perda de peso. “Ter conhecimento sobre o que funciona ou não para emagrecer é fundamental para o sucesso. Uma das medidas necessárias, além do suporte de um profissional, é adotar pequenos cuidados no dia a dia, como checar a composição dos produtos”, exemplifica a especialista.

4. Desenvolva habilidades

“Emagrecer é como dirigir. Você nunca mais deverá se esquecer, por ser uma capacidade que, com o tempo, torna-se automática”, compara Gladia. Para isso, é fundamental ter ajuda profissional, e ter consciência do que você fez e como fez para atingir um objetivo.

5. Adote atitudes de uma mente magra

Pensamentos de autodepreciação prejudicam muito a mente e, consequentemente, o corpo. “Cessar sentimentos negativos contra si mesmo faz parte do emagrecimento consciente. Pensar que não é capaz, que tem o metabolismo lento ou que fracassará novamente são armadilhas criadas pela mente”, explica. Por outro lado, pense que você tem facilidade nas atividades físicas, sinta que está mais disposto, saiba que pode emagrecer como qualquer outra pessoa.

6. Tenha clareza do que você quer

Para se manter focada e evitar desvios de rotas, anote informações de todas as etapas do seu emagrecimento. Escreva o que te ajudou, quais são as suas dúvidas, em que ponto você sente mais dificuldade etc. Também é bom ter uma balança em casa para não perder a noção do seu desenvolvimento. "E, além de se manter focado, lembre-se de que muitas vezes o metabolismo não responde de um dia para o outro”, pondera a especialista. É preciso ter paciência e persistência para chegar lá.