Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Nutricionista dá dicas para entrar em forma até o início da folia

Hidratação e refeições balanceadas para aqueles que querem aproveitar o Carnaval com o corpo em dia e saudável

Gabriella Gouveia Publicado em 13/02/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ideal é que qualquer dieta específica seja acompanhada por um médico ou nutricionista, levando em consideração as características de cada paciente - Shutterstock
O ideal é que qualquer dieta específica seja acompanhada por um médico ou nutricionista, levando em consideração as características de cada paciente - Shutterstock

Faltam poucos dias para o Carnaval, hora de separar a fantasia, treinar o samba no pé e se preparar para os dias de folia. Para curtir a festa com energia, disposição e com o corpo mais leve e livre dos quilinhos acumulados nas férias e festas de final de ano. A nutricionista da Sanavita Natália Dourado, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional,  explica que, além de ter as marchinhas de Carnaval na ponta da língua, o folião precisa ter atitude, disciplina e fazer escolhas inteligentes para que as metas sejam alcançadas.

Muitas pessoas desejam perder peso para chegar ao Carnaval com o corpo em forma, apostando em dietas restritivas ou inadequadas, que geralmente levam ao efeito sanfona e causam complicações para a saúde. “O ideal é que qualquer dieta específica seja acompanhada por um médico ou nutricionista, levando em consideração as características de cada paciente”, alerta Natália.

Não importa se o Carnaval vai ser na avenida, no clube ou correndo atrás do trio elétrico, a dica para eliminar os excessos até lá é adotar uma alimentação saudável e fracionada, de acordo com a rotina de cada pessoa, evitando grandes períodos em jejum e investindo em opções nutritivas ao invés de opções com calorias vazias (ricas em açúcar, sódio e gordura). “Opte por alimentos menos calóricos, que além de nutrir promovem saciedade, como as frutas, hortaliças, cereais integrais e carnes magras. A simples retirada do açúcar e frituras do cardápio é capaz de gerar um resultado rápido na balança”, esclarece nutricionista.

Natália Dourado lembra que a mastigação também é muito importante nesse processo. “As pessoas tem o hábito de comer rapidamente, com pressa, e isso prejudica a perda de peso. Quanto mais lenta a mastigação, mais rápido a pessoa sentirá saciedade e melhor será a sua digestão”, afirma.

Incluir atividades aeróbicas e exercícios de musculação à rotina também é um hábito que combina com esse e outros carnavais. Além de aumentar o gasto calórico, tais atividades ajudam a manter a massa muscular, acelerar o metabolismo e aumentar a disposição. A ingestão de líquidos também é importante, já que além de hidratar ajuda a função intestinal e ativa o sistema linfático eliminando impurezas.“Além de muita água, o folião pode apostar em chás e sucos com ação termogênica e antioxidante tais como, Chá Verde, Chá de Hibisco, Matcha e os sucos funcionais desenvolvidos pela Sanavita”, completa a Nutricionista.

As bebidas são ideais para substituir os líquidos calóricos e pouco nutritivos e podem ser consumidas durante e depois da festa, pois ajudam a evitar a desidratação do corpo repondo a água e os sais minerais eliminados com o suor e evitando a tão temida ressaca.