Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 jeitos de usar óleo de coco

Além de fazer bem para a saúde, o óleo de coco pode substituir cosméticos e produtos para a casa. Teste estas sugestões superúteis:

Máxima Digital Publicado em 06/04/2017, às 11h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O produto da vez tem mais utilidades do que você imagina - Shutterstock
O produto da vez tem mais utilidades do que você imagina - Shutterstock

1. Prato saudável
Trocar o óleode cozinha comum pelo decoco extravirgem é uma boa pedida. Isso porque ele é rico em gorduras de fácil absorção: em vez de se acumularem no corpo em forma de pneuzinhos, transformam-se em energia. Ao usá-lo em refogados, deixe derreter na panela antes de colocar os alimentos. O gosto decoco fica suave, uma delícia!

2. Sem make nos olhos
Só um produto com óleo na composição é capaz de eliminar totalmente o traço do delineador ou a máscara para cílios à prova d´água. Por isso o óleo decoco é uma ótima opção! Coloque um pouquinho num chumaço de algodão e passe nas pálpebras, fazendo movimentos circulares, até retirar toda a maquiagem. Você também pode aplicá-lo no contorno dos olhos para prevenir ruguinhas e melhorar a hidratação dessa área tão delicada.

3. Cabelo hidratado
Seus fios estão ressecados e você não sabe mais o que fazer para controlar o frizz... Antes de dormir, umedeça ligeiramente as pontas, coloque uma colher (chá) deóleodecoco morno nas mãos, massageie e distribua o produto com um pente-fino. Depois ponha uma touca de banho e vá para a cama. As moléculas de ácidos graxos do coco penetram na cutícula do cabelo até o córtex, fazendo uma hidratação profunda. Lave os fios no dia seguinte.

4. Dobradiças silenciosas
Quem gosta de porta rangendo? Lubrifique as dobradiças metálicas com óleo decoco, que tem a vantagem de não manchar móveis claros como os lubrificantes comuns.

5. Sexo prazeroso
Aumente o conforto durante o ato sexual substituindo o lubrificante industrializado por 1/4 de colher (chá) deóleodecoco. A vantagem? Se você aplicá-lo todos os dias, os ácidos mirístico e caprílico de sua composição aumentam a elasticidade da pele da vagina, tornando-a mais resistente e macia. Mas atenção: não use o óleo com preservativo, pois ele reage com o látex, causando perfurações na camisinha.

6. Saúde para os cães
O calor e a umidade favorecem o surgimento de feridas nos cachorros. Acabe com elas esfregando óleodecoco na região afetada. O ácido láurico do coco diminui a irritação e mata as bactérias. E para deixar a pele e o pelo do totó mais saudáveis, coloque diariamente na comida dele 1/2 colher (chá) deóleo para cada 20 kg de peso. Em tempo: gato também pode consumir, mas se ele tiver diarreia, suspenda o uso.

7. Xô, coceira!
Se você tem alergia à picada de insetos, alivie a coceira provocada pelos mosquitos esfregando um pouco deóleodecoco na pele. As propriedades anti-inflamatórias reduzem rapidamente o inchaço, além de acelerar o processo de cicatrização.

8. Bye, bye, acne!
Para eliminar as espinhas do rosto, do peito e das costas, esfregue óleode coco na região afetada até que seja absorvido. Mesmo sendo oleoso, ele não obstrui os poros. Mais: o produto contém ácido láurico, que é 15 vezes (isso mesmo!) mais efetivo no combate às bactérias do que o peróxido debenzoíla, medicamento indicado contra a acne. Além disso, o óleo não provoca descamação e irritação, que podem surgir com o uso do remédio convencional.

9. Madeira protegida
Que tal deixar aquele móvel que você adora de cara nova? Numa tigela, coloque uma parte de suco de limão e duas deóleodecoco e misture bem. Depois molhe um pano macio no líquido e passe em toda a superfície da peça. O limão vai dissolver a sujeira e a gordura, enquanto o óleo penetrará nos poros da madeira, bloqueando a umidade e restaurando o brilho. Tudo numa passada só!

10. Cor natural
Com o tempo, os vasos de cerâmica absorvem a umidade da terra, ganhando manchas esbranquiçadas, ou perdem aquela tonalidade vistosa do barro. Porém, se você espalhar mensalmente uma camada fina deóleodecoco nos objetos, eles ficarão sempre bonitos.