Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

12 dicas para exercitar-se sem sair de casa

Simples ações do dia a dia podem oferecer uma vida saudável

Gabriella Gouveia Publicado em 24/05/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Falta de tempo não é desculpa para o sedentarismo. Existem muitas práticas que podemos fazer para movimentar o corpo - iStock
Falta de tempo não é desculpa para o sedentarismo. Existem muitas práticas que podemos fazer para movimentar o corpo - iStock

A prática de atividades físicas é essencial à saúde e pode ser feita em casa, em trânsito para o trabalho e no próprio escritório. “Falta de tempo não é desculpa para o sedentarismo. Mesmo no escritório, podemos subir e descer escadas, e fazer alongamentos em pé ou na própria cadeira”, observa Glaucia Ruggeri, coordenadora médica do Núcleo de Atendimento Integral à Saúde (NAIS) da Central Nacional Unimed, sexta maior operadora de planos de saúde do Brasil.

 1.     Deixe o controle remoto perto da TV. Assim, terá de se levantar do sofá para trocar de canal, aumentar ou diminuir o volume, ou colocar um DVD para assistir.

2.     Se não tiver limitações físicas, suba e desça pela escada ao menos três andares.

3.     Não use o carro; caminhe para fazer compras no bairro (padaria, açougue, floricultura, supermercado, papelaria, farmácia).

4.     Não fique mais de uma hora sentado à frente do computador sem se levantar, mesmo que por alguns segundos.

5.     Vá à feira livre, caminhe e carregue sacolas. Divida o peso entre duas sacolas, para não sofrer lesões por esforço excessivo.

6.     Brinque com seus filhos.

7.     Se tiver interesse em praticar corridas, vá antes ao médico para que avalie suas condições físicas e programe um cronograma para esta atividade.

8.     Faça alongamento algumas vezes ao dia, em casa e no escritório, girando a cabeça para os dois lados, abrindo e fechando as mãos, levantando e baixando os braços. Esses movimentos devem ser leves, com algumas repetições.

9.     Sorria. Um sorriso movimenta vários músculos da face, nos ajuda a relaxar e a encarar os problemas com mais tranquilidade.

10.  Exercícios de respiração, como inspirar e expirar suavemente também reduzem a tensão e melhoram nossa disposição para o trabalho.

11. Lave louça, varra o chão, arrume a cama, passe um pano para tirar o pó dos móveis.

12.  Acostume-se a guardar utensílios, roupas, calçados, jogos, livros depois de usá-los.