5 dicas para aumentar sua sensação bem-estar hoje

O segredo é lançar mão de práticas que elevam os níveis de serotonina – a substância da felicidade. Veja como!

Máxima Digital

A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade | <i>Crédito: Shutterstock
A serotonina é conhecida como o hormônio da felicidade | Crédito: Shutterstock

1. Ande de bicicleta, nade ou corra
Os esportes em geral aumentam a serotonina em circulação no organismo. Tricotar e pintar também valem, pois os movimentos rítmicos têm efeito relaxante e tranquilizante.

2. Respire profundamente
Inspire o ar lentamente, enchendo os pulmões, prenda-o por segundos e solte-o devagar. Repita de cinco a dez vezes, concentrada na sensação do ar entrando e saindo dos pulmões. Você perceberá o quanto relaxa.

3. Medite
Essa prática age diretamente no sistema nervoso central, diminuindo o stress e elevando a serotonina. Comece com cinco minutos por dia. Em um local onde não será interrompida, sente-se com a coluna ereta, feche os olhos e concentre-se na respiração ou numa palavra inspiradora, como paz. Durante todo o tempo, inspire profundamente para encher os pulmões e, ao expirar, esvazie-os totalmente. Mantenha o foco na respiração ou na repetição mental da palavra, descartando gentilmente outros pensamentos que surgirem.

4. Escreva um diário do bem-estar
Essa prática ajuda a entender o que lhe causa sentimentos bons e o que gera stress. Anote o que você comeu e a sensação que o alimento provocou; como se sentiu após alguma atividade; se algum fato a deixou feliz ou triste... Uma vez por semana avalie o seu humor e tire lições.

5. Drible a insônia
O ideal é fazer uma refeição leve no jantar e reservar duas horas para relaxar antes de ir dormir. Nesse período, você desacelera: deixa as tarefas de lado, lê uma revista, bebe um leite quentinho.

09/02/2017 - 10:55

Conecte-se

Revista Máxima