Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Alergias da estação: drible os incômodos nasais

Basta o clima mudar para o seu nariz começar a escorrer e a coçar e a dar tantos espirros que os olhos se enchem de lágrimas? Aprenda a superar as crises de um jeito fácil e rápido

Máxima Digital Publicado em 12/05/2015, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
alergia maxima - Shutterstock
alergia maxima - Shutterstock
Quem sofre com alergias sazonais — aquelas que aparecem quando a temperatura e a umidade do ar se alteram e novas plantas começam a florescer — conhece bem os sintomas. Porém, você sabia que, se a irritação não for tratada, ela pode levar a problemas mais sérios, como conjuntivite, faringite, amidalite e otite? “Isso acontece porque o nariz é uma porta de entrada para alergias que se espalham, atacando diferentes áreas do corpo”, explica o alergista Marcello Bossois (RJ). A má notícia é que não há uma forma de prevenir a doença. Ela é uma herança genética que faz o próprio sistema imunológico reagir exageradamente a algum elemento. Em alguns casos, pode ficar adormecida e nunca se manifestar. Por outro lado, ambientes poluídos, imunidade desregulada e stress costumam despertá-la. É por isso que há adultos que se tornam alérgicos de repente. Agora prepare-se para a boa notícia: existem maneiras naturais de diminuir a frequência e a intensidade das crises — combine as soluções reunidas aqui para ter alívio rápido! 

Lave o nariz diariamente 
Com uma seringa sem agulha, injete soro fisiológico por uma narina até o líquido escorrer pela outra. Se optar por uma solução caseira, misture 1 colher (chá) de sal e 2 de açúcar em 200 ml de água. Lavar o nariz retira impurezas, umidifica as vias, ajuda a desinflamar e drena as secreções. 

Fique de olho no prato 
Se a sua alergia tem origem no pólen das plantas, consumir maçã, pera, cenoura, pêssego, aipo e cereja pode piorar o quadro. “É que esses alimentos têm proteínas que provocam uma reação cruzada com proteínas semelhantes, encontradas nas árvores, na grama e no próprio pólen”, diz o infectologista Luiz Vicente Rizzo* (SP). Para fortalecer as vias nasais, invista em itens ricos em enxofre (alho, cebola, gengibre e ginseng). Já o chá de picão combate alergias de qualquer origem. “Beba duas xícaras por dia durante um mês”, indica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori (SP).

Mexa-se!
O stress faz o corpo liberar hormônios que desencadeiam processos alérgicos. Para combatê-los, o organismo precisa de endorfina, substância produzida durante e após exercícios físicos. Marcello Bossois indica três sessões de 30 minutos semanais de atividades relaxantes, como caminhada em ritmo moderado e natação.