Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Alimentação saudável: dicas para escolher os melhores alimentos do mercado

Dê o primeiro passo em direção à uma vida mais saudável escolhendo corretamente os produtos da sua dieta

Máxima Digital Publicado em 01/04/2015, às 17h21 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
alimentos dicas - shutterstock
alimentos dicas - shutterstock

A adoção de uma dieta saudável começa com os produtos que você coloca no carrinho do supermercado, da feira, do hortifrúti... Recheie a despensa de boas opções, como iogurtes, frutas secas, cereais integrais, vegetais e proteínas magras. Invista nos alimentos menos processados. Prefira queijo, arroz, feijão, ovos e vegetais em vez de produtos prontos, como lasanha congelada e cereal matinal de caixinha. Mas, atenção: até mesmo na seção de frutas e verduras, onde tudo parece bom o bastante, algumas escolhas são mais interessantes do que outras.  Dicas que valem ouro na hora da compra: 

• Prefira os vegetais da época. Eles são mais baratos e nutritivos, graças ao cultivo no período ideal. 

• Quanto mais vermelho o tomate, maior é a concentração de licopeno, uma substância que combate os radicais livres. 

• A cebola roxa contém antocianina, um pigmento que afasta doenças cardíacas, dificulta o acúmulo de gordura e previne o colesterol. 

• Compre espinafre no maço e pés de alface inteiros. Apesar de práticas, as versões higienizadas são menos nutritivas e saborosas.

• Não menospreze a alcachofra. Ela é mais rica em antioxidantes do que o brócolis, a berinjela e o pimentão.

• Toda vez que for à feira compre pelo menos uma hortaliça crucífera, que além de vitaminas, minerais e fibras, reúne compostos bioativos capazes de prevenir vários tipos de câncer. Opções: repolho, rúcula, couve- flor e couve-manteiga. 

• Escolha frutas maduras nas compras semanais, que são ideais para consumo imediato, e também outras mais verdes para os dias posteriores.