Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Os benefícios do ovo

Fonte de proteínas, vitaminas e antioxidantes, o consumo desse alimento nutritivo traz inúmeros benefícios à saúde. Veja as principais vantagens

Diane Neubüser Publicado em 18/06/2017, às 09h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ingrediente é um aliado da juventude graças a suas propriedades antioxidantes - Foto Shutterstock
O ingrediente é um aliado da juventude graças a suas propriedades antioxidantes - Foto Shutterstock

Aliado da juventude

Você sabia que o ovo previne o envelhecimento precoce? O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células.

Fortalecimento do organismo

A gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva.

Combate a depressão

A clara do ovo é fonte de proteína pura, segundo a nutricionista da Mantiqueira, e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

Pele mais bonita

O ovo deixa a pele mais bonita, melhora o humor e combate a flacidez, uma vez que é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno.

Ajuda a emagrecer

O consumo de ovos produz sensação de saciedade, reduzindo o apetite e ajudando na perda de peso.

Cabelo e unhas mais resistentes

Para quem sofre com os cabelos quebradiços e unhas fracas, a dica é adicionar mais ovos na alimentação. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas. 

Consultoria: Sandra Wages, nutricionista