Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

Pare de fumar: seu corpo agradece!

Hoje se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco. Você sabia que os benefícios de abandonar o vício são quase imediatos? Veja como o organismo responde!

Patrícia Affonso Publicado em 31/05/2016, às 13h40 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
pare de fumar - Shutterstock
pare de fumar - Shutterstock

Não é segredo para ninguém os prejuízos que o cigarro causa à saúde. "O tabaco é um dos piores pró-oxidantes que existem, pois pode facilitar o desenvolvimento de várias doenças, como o câncer, males respiratórias, cardíacos e vasculares", explica a nutróloga e especialista em medicina ortomolecular Bruna Camarão (RJ).  Isso sem falar da questão estética. A médica explica que as substâncias presentes no cigarro diminuem o colágeno e prejudicam a circulação, o que deixa a pele com aspecto envelhecido e sem elasticidade. "Uma pesquisa mostrou a pele de gêmeos comparando fumantes e não fumantes. O resultado foi perturbador: a pele do não fumante aparentava ter 10 anos a menos do que o gêmeo fumante, em média", conta. Convencida de que o melhor a fazer é apagar o cigarro? Não? Listamos abaixo outros benefícios graduais que ocorrem quando uma pessoa deixa de fumar. Confira!

– Após 20 minutos: a pressão arterial e a frequência cardíaca se normalizam.

– Após 2 horas: não há mais nicotina na circulação sanguínea.

– Em 8 horas: aumenta o nível de oxigênio no sangue.

– Em 48 horas: melhora a sensibilidade do paladar e do olfato.

– Em 72 horas: respirar torna-se mais fácil.

– Entre 2 semanas a 3 meses: melhora a circulação e caminhar fica mais fácil.

– De 1 a 9 meses: diminuição da tosse, congestão nasal, fadiga e falta de ar.

– Após um ano: o risco de doença coronariana cai pela metade.

– Após 5 anos:  a possibilidade de desenvolver um câncer de pulmão cai pela metade, assim como o risco de câncer de boca, garganta e esôfago.

– De 10 a 15 anos longe do vício: a morte por câncer de pulmão e risco de um infarto do coração torna-se similar a dos não fumantes.