Quanto, como, quando e onde passar o filtro solar

Tire todas as dúvidas e aproveite os dias de sol sem colocar a saúde em risco

Máxima Digital

Não adianta só espalhar o creme nas mãos e passar no corpo | <i>Crédito: iStock
Não adianta só espalhar o creme nas mãos e passar no corpo | Crédito: iStock

Que o filtro solar não pode faltar, a gente já sabe. Mesmo assim, na hora do “vamos ver”, algumas dúvidas podem comprometer a eficácia do produto e colocar a nossa saúde em risco. Atualmente, o câncer de pele é o de maior incidência no Brasil. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que ele seja responsável por cerca de 30% de todos os casos da doença no país. E a principal forma de se prevenir, ainda é evitar o excesso de sol. Aplicar corretamente o protetor solar, usar acessórios como camisetas, bonés, chapéus, óculos escuros e guarda-sol e evitar ficar exposto das 10h às 16h garantem a segurança da pele. Mas você sabe passar o filtro corretamente?  Não adianta só colocar o creme nas mãos e espelhar pelo corpo. Confira as orientações da dermatologista Thais Pepe e do farmacêutico e pesquisador Lucas Portilho:

Onde devo aplicar?
Passe o protetor no rosto até a raiz do cabelo, sem esquecer da região pertinho da dobra da orelha. Aplique também no pescoço, nuca e orelhas. Além disso, reforce a região do osso da bochecha, ao redor dos lábios, na ponta e laterais do nariz. Essas são áreas de maior ocorrência de câncer de pele e manchas. O peito do pé também deve ser lembrado.

Existe alguma regra na hora de passar o protetor?
Segundo os especialistas, o filtro deve ser passado no corpo todo, sem roupa. Depois de aplicar o produto, espere alguns minutos até que ele seja completamente absorvido e, então, vista-se. Importante: o protetor solar deve ser aplicado antes de qualquer outro produto, como perfume, hidratante e repelente. Lembrado que o filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Como saber se estou passando a quantidade suficiente?
É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo. Espalhe o produto uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

Quanto tempo antes de me expor ao sol devo aplicar o protetor?
Não adianta chegar à praia ou à piscina e só então passar o protetor solar, pois o filtro leva de 20 a 30 minutos para começar a agir. Portanto, aplique-o ainda em casa, pelo menos meia hora antes da exposição ao sol. O produto ainda deve ser reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.

Qual fator de proteção solar (FPS) devo usar?
A partir do FPS 30 já temos uma boa proteção. Esse número significa que a pele vai demorar trinta vezes mais para ficar vermelha do que se você não estivesse usando nada.  Mas, para que o produto realmente cumpra a sua função, deve ser aplicado corretamente. Segundo A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na hora de escolher o produto devemos verificar o FPS, qual a proteção em relação aos raios UVA (PPD) e também se o produto é resistente ou não à água. Outra regra é que o valor do PPD, que mede a proteção UVA, deve ser, sempre, no mínimo metade do valor do FPS. Isso porque se sabe que os raios UVA também contribuem para o risco de câncer da pele.

10/01/2018 - 16:00

Conecte-se

Revista Máxima