3 regras para ter dinheiro sempre

Mais do que manter a conta no azul, a gente quer ter uma reserva financeira para cobrir imprevistos, realizar sonhos... Confira os passos essenciais para chegar lá:

Máxima Digital

Essas táticas ajudam a manter as finanças saudáveis | <i>Crédito: Shutterstock
Essas táticas ajudam a manter as finanças saudáveis | Crédito: Shutterstock

1. Quite suas dívidas rápido  
Nada de jogá-las para frente, pois multas e juros podem deixar o débito ainda mais alto. O segredo é não dar um passo maior que a perna, ou seja, não assumir uma dívida impossível de pagar. Para não entrar numa fria novamente, mantenha-se dentro do seu orçamento.

2. Poupe um pouquinho mais   
Se a cada mês você aumentar sua economia mensal em 1%, depois de 16 anos, você terá quadruplicado seu pé de meia. Por exemplo: hoje você economiza 5% do seu salário. No próximo ano, tente poupar 6%, no seguinte 7% e assim por diante. Em 16 anos, você terá quatro vezes mais dinheiro guardado do que se tivesse mantido a economia inicial.

3. Viva o hoje
Se você tem dificuldades de administrar o seu dinheiro e acaba se perdendo no meio de tantas contas, mude a estratégia. Em vez de comprar algo agora e pagar só depois, inverta o jogo: economize antes para comprar à vista. Assim você nunca acumula dívidas.

13/03/2018 - 17:00

Conecte-se

Revista Máxima