Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

7 cuidados na hora de usar a panela de pressão

Tem gente que não vive sem ela, mas muitos têm pavor e fogem da panela de pressão. E o medo é compreensível, já que o mau uso do utensílio pode causar uma explosão. Veja como se proteger:

Máxima Digital Publicado em 21/02/2018, às 15h50 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ela faz milagre na cozinha, mas pode ser um perigo se usada do jeito errado - iStock
Ela faz milagre na cozinha, mas pode ser um perigo se usada do jeito errado - iStock

* Em primeiro lugar, verifique se o utensílio tem o selo do Inmetro. O certificado assegura que os fabricantes cumprem com os requisitos básicos de segurança.

*Durante o cozimento, observe se a válvula está funcionando bem. Ela deve estar soltando a pressão. Se isso não estiver acontecendo, a válvula pode estar obstruída. Neste caso, desligue o fogo, espere a pressão sair por completo e limpe a válvula.

* A limpeza da válvula deve ser feita com água quente e um alfinete.

* Antes de abrir a panela, verifique se ainda há pressão, levantando o pino. Caso haja dificuldade para movimentar os cabos, quer dizer que ela ainda está pressurizada. Não force para abrir. Remova a válvula de trabalho e derrame água fria para esfriá-la e reduzir a pressão interna.

*Na hora de limpar, remova a borracha com cuidado, lave-a com água quente e detergente neutro e recoloque-a na tampa. Substitua por uma nova de tempos em tempos.

*Por segurança, não deixe a comida ultrapassar 65% da capacidade da panela. Ou seja, se ela comporta 5 litros, coloque apenas 3 para cozinhar. Normalmente, no interior das panelas tem uma marca mostrando o limite. Respeite-o!

*Fique atenta ao preparar cevadinha, aveia e ervilha seca. Esses itens podem fazer espuma e obstruir a saída de vapor. Lentilha também não deve ir na pressão, pois o grão pode entupir a válvula.

Consultoria: Lucia Sequerra, coordenadora do curso de gastronomia da Estácio (SP)