Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

10 dicas para usar cachaça... na cozinha!

Perfeita para carnes, a aguardente turbina sabores de pratos principais, sobremesas e até cafezinhos.

Máxima Digital Publicado em 24/12/2020, às 10h00 - Atualizado em 21/02/2021, às 10h00

10 dicas para usar cachaça... na cozinha!
10 dicas para usar cachaça... na cozinha! - Freepik

1. Cachaça nos trinques
Para escolher uma cachaça de qualidade, verifique se não há depósitos no fundo da garrafa. Esses resíduos podem acabar indo para a comida e interferindo no sabor!

2. Carne macia

A cachaça deixa a carne mais macia e ajuda a dissolver parte da gordura, deixando a refeição mais leve! Adicione a bebida no início da receita e deixe-a marinar juntamente com os temperos.

3. Quantidade
Como é uma bebida marcante, fique atenta à dose para não deixar a bebida tomar conta! Adicione 300 ml para cada kilo de carne.

4. Sabor
A cachaça do tipo branca ressalta o sabor próprio da carne, dando frescor aos filés – é perfeita pra carne branca! Já se a intenção é dar ao bife aquele sabor de molho madeira, opte pela cachaça amarelinha.

5. Carne vermelha
Alguns pedaços de carne vermelha harmonizam perfeitamente com a cachaça! Aposte em costela, maminha, picanha ou assado de tira. Você pode usá-la também em carne de porco, frango ou frutos do mar.

6. Frutos do mar
Você pode usá-la também para cozinhar carne de porco, frango ou frutos do mar! As delícias marítimas ficam saborosas se cozinhadas no vapor da cachaça: coloque a aguardente para ferver e cozinhe os itens durante os três minutos na vaporeira.

7. Bebida
Que tal usar a cachaça como acompanhamento do prato? Para comidas mais temperadas escolha uma cachaça aromática, como a de XXX, por exemplo. Se o prato for leve, opte por uma cachaça com menor teor alcoólico, e se a refeição formais gordurosa escolha uma cachaça amadeirada.  

8. Flambada
O aguardente é perfeito para ser usado no processo de flambar! Quando o álcool evapora, fica somente o gosto adocicado da cana, turbinando o sabor da sua sobremesa.

9. Recheio turbinado
Vai colocar frutas secas no recheio do bolo? Deixe as passas, damascos e o que mais você for utilizar de molho na cachaça durante uma hora antes de rechear. A sobremesa vai ficar mais saborosa!

10. Na xícara
Uma combinação tipicamente brasileira: cachaça e café! Bata com um garfo um copo de chantilly com uma tampinha de cachaça e coloque a espuma sobre o café.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI