Máxima
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
10 jeitos de usar » Simples assim

10 jeitos inusitados de usar as cascas das frutas

Aproveite a “embalagem” do limão, da laranja, do coco e da banana para remover manchas, aliviar coceiras, dar sabor extra ao azeite, afastar insetos...

Máxima Digital Publicado em 16/02/2018, às 11h12 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

Ficou surpresa com tanta utilidade? Confira outras  dicas aqui
Ficou surpresa com tanta utilidade? Confira outras dicas aqui - iStock

1. Brilho no sapato
Nada de engraxar os modelos de couro com cera — a parte interna da casca da banana dá o mesmo resultado! Basta esfregá-la no calçado após limpá-lo com um pano úmido. Finalize lustrando-o com uma flanela seca.

2. Alívio para picadas de inseto 
Elas causam inchaço, queimação e coceira. Mas os sintomas somem rapidinho se você friccionar a parte interna da casca da banana na região três vezes ao dia.

3. Fertilizante perfeito
Rica em potássio, a casca da banana é ótima para aumentar a floração das plantas. Basta picá-la e enterrar os pedacinhos sempre em volta do caule — nos vasos, faça isso a cada cinco meses; no jardim, pelo menos a cada três.

4. Vidro limpinho
Deixe a casca de algumas laranjas de molho em água quente por cinco minutos. Depois passe o líquido nos vidros antes de usar o produto de limpeza. O ácido cítrico remove a gordura e a poluição, eliminando as manchas facilmente. 

5. Vaso estiloso
Transforme a casca do coco seco numa peça decorativa: coloque pedrinhas no fundo para não entupir o buraco, preencha com terra orgânica e plante orquídea, onze-horas... Depois use cordas para pendurar os vasos onde quiser.

6. Cheirinho bom
Quando a festa acabar, jogue casca seca de laranja nas brasas da churrasqueira. Elas vão deixar o ambiente com o perfume do óleo essencial da fruta e ainda ajudarão a espantar moscas e borrachudos, caso você esteja na praia.

7.  Receba com charme
Sim, é possível fazer um recipiente para servir patê ou salgadinhos usando a casca do coco seco! Cole o fundo da metade da casca já limpa e seca numa base de madeira ou acomode-a num suporte que você já tenha em casa.

8. Bye, bye, formigas!
Como elas odeiam o ácido presente no limão, uma boa dica é cortar a casca da fruta em tiras e colocá-las nas janelas e orifícios por onde as bichinhas (e outros visitantes indesejáveis) circulam. Elas somem na hora!

9. Toque gourmet
Raspinhas de casca de limão conferem um sabor especial a bebidas, saladas, tortas e até sopas... Só tenha o cuidado de utilizar apenas a casca, sem aquela parte branca — e amarga — localizada entre ela e a polpa.

10. Ar perfumado
Para evitar problemas respiratórios nos dias secos, ponha cascas de limão numa panela com água e ferva em fogo médio. Depois leve o utensílio para o seu quarto — o ar ficará umidificado e o aroma vai se espalhar pelo cômodo.

ACOMPANHE AS NOVIDADES MAIS QUENTES DO MUNDO DOS FAMOSOS PELO INSTAGRAM TAMBÉM. CLIQUE AQUI