Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Testeira
Colunas / Aline Zattar / Ame-se primeiro

“Por que gasto tanta energia me odiando e maltratando?": Aline Zattar conta como conquistou sua autoestima e inspira mulheres a fazerem o mesmo

Na coluna desta semana, a modelo aponta que o ato de "se amar" não acontece de uma hora para a outra, e sim precisa ser trabalhado diariamente

ALINE ZATTAR Publicado em 15/12/2020, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aline Zattar fala sobre autoestima e amor-próprio - Acervo pessoal
Aline Zattar fala sobre autoestima e amor-próprio - Acervo pessoal

"Como me reconstruí?" Essa é uma das perguntas que mais recebo: 'como mudar esse parâmetro de ideais?'; 'Como achar o amor-próprio?'; 'Como elevar a autoestima?'; 'Parece fácil para você Aline!'

Primeiramente temos que ter claro que, para desconstruirmos tudo que nos fizeram acreditar e reconstruirmos algo novo, dói, leva tempo, e sim exige esforço diário, mais consistente no início, até que isso se torne um hábito. Sim, um hábito! Pois nos habituamos a nos criticarmos todos os dias, falarmos adjetivos negativos para nós mesmos, permitirmos o que não merecemos. Já viu como é fácil isso acontecer? Pois é. E por que o AMOR por nós é tão mais difícil de ser dado?

+++ "Desde os 6 anos frequentei todos os médicos possíveis para tratar meu corpo fora do padrão", conheça a nova colunista de autoestima e amor-próprio da Máxima, Aline Zattar

Nos fizeram acreditar que só seríamos merecedores de amor -- tanto o nosso próprio quanto dos outros -- somente se seguíssemos um padrão específico, caso contrário o significado da nossa existência era o fracasso.

Pois bem; um dos pontos para mudança de hábitos referentes a mim e ao meu corpo foram os questionamentos: “Por que gasto tanta energia me odiando e maltratando? Por que ao invés disso eu não dispendo essa energia me amando?”
Essa mudança no meu corpo físico sou eu mesma que desejo tanto ou são os outros que me fizeram acreditar que eu não era boa o suficiente?

Esses questionamentos me fizeram dar o “start” para uma outra realidade referente à minha vida e ao que eu acreditava sobre mim. A partir daí uma nova perspectiva se abria a minha frente.

“NÃO SE COMPARE, não se compare”. Frase que me acompanhou lá no início e eu repito até hoje em algumas situações, pois a gente sempre está em constante evolução e às vezes nos pegamos nos boicotando, comparando beleza, capacidade, profissionalismo. E uma das coisas que a gente tem que entender e ter consciência é que somos seres ÚNICOS e é justamente por isso que somos tão especiais. Parece clichê, né? Mas é a mais pura realidade!

Quando a gente para de querer agradar os outros e criar expectativas sobre aquilo que desejam que a gente seja e começamos a dar importância e escutar a nós mesmos, faz toda diferença! Começamos a criar consciência e responsabilidade pela nossa realidade presente.

Acredito que um dos fatos principais para que minha vida começasse a mudar foi não deixar de lado a rédea da minha vida, o protagonismo dela, que antes era focado no meu corpo. Era ele quem mandava em tudo: “quando eu emagrecer eu vou/ eu serei/ eu conquistarei”. Nós podemos ser/ sentir/ conquistar/ viver apenas sendo nós mesmas! E se, por acaso, quisermos mudar algo na gente está tudo bem, isso só não pode nos deixar sem viver!

Por muito tempo eu não vivi, eu sobrevivi à margem da expectativa dos outros. E não desejo isso pra ninguém. Por isso quero te mostrar o quanto você é incrível, forte, necessária, maravilhosa e gostosa! Sim, gostosa!!

Agora me conta: você vive ou apenas sobrevive?

Bora viver, conquistar, ser feliz, que tem um mundão aí cheinho de possibilidades pra gente!


Além de influenciadora digital, modelo, vencedora do miss plus size 2013, Aline Zattar é mãe, linda, inspiradora e é uma mulher que aprendeu a se amar, depois de tantos anos ouvindo que o seu corpo estava fora do padrão.

Autoestima e amor-próprio são essenciais para uma vida saudável (mental e fisicamente falando). Por isso, e por tantos outros motivos que vocês descobrirão ao longo do tempo, Aline Zattar é a nova colunista da Máxima Digital.

Toda terça-feira tem conteúdo novo! 

Instagram: @AlineZattar