Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Autoconhecimento / Luta contra o racismo

5 filmes importantes para refletir sobre o racismo e a violência racial; confira

Em meio aos casos de racismo e mortes ao redor do mundo, saiba como se informar sobre o assunto através de filmes com a temática

Máxima Digital Publicado em 02/06/2020, às 14h56 - Atualizado às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em meio aos casos de racismo e mortes ao redor do mundo, saiba como se informar sobre o assunto através de filmes com a temática - Instagram
Em meio aos casos de racismo e mortes ao redor do mundo, saiba como se informar sobre o assunto através de filmes com a temática - Instagram

Desde 25 de maio, após a morte de George Floyd, asfixiado por policiais, por ser suspeito de ter cometido um crime que não foi comprovado, os Estados Unidos foram tomados por protestos contra a violência policial e o racismo. 

O assassinato do homem de 46 anos revoltou não só a população norte-americana, mas sim o mundo todo.

No Brasil, diversos ativistas e influenciadores negros se pronunciaram sobre o caso de George Floyd e também lembraram da morte de diversos outros inocentes, como João Pedro, de 14 anos, morto durante uma operação policial.

Como um assunto muito presente no dia a dia, a luta contra o racismo já inspirou diversos filmes de Holywood. Confira 5 longas-metragens importantes para refletir sobre o racismo: 

1. 12 Anos de Escravidão (2013)

O filme é baseado na história real de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro nascido livre no norte dos Estados Unidos, que lutou durante mais de uma década pela sobrevivência e pela liberdade. 

A história se passa em 1841, alguns anos antes da abolição oficial da escravatura no país. Solomon vivia com a esposa e seus dois filhos em Nova York, era violinista, sabia ler e escrever. A vida do jovem muda completamente quando ele é sequestrado e vendido como um escravo.

Vencedor do Oscar de 'Melhor Filme' de 2014.

Divulgação

2. Cidade de Deus (2002)

O filme acompanha a vida de várias personagens que moram na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, durante a década de 1970. Buscapé, o narrador-protagonista, conta a história da comunidade segundo a sua perspectiva, desde os tempos de infância.

Seu sonho é se tornar fotógrafo e, em sua arte, ele mostra os perigos do cotidiano. O longa-metragem brasileiro foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia e melhor edição. 

Divulgação

3. Infiltrado na Klan (2018)

Inspirado em uma história real, o filme conta a vida de um policial negro, Ron Stallworth, que, em 1978, conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, organização terrorista conhecida por promover atos de violência contra negros, judeus, imigrantes e homossexuais, descobrindo e desarmando uma série de crimes de ódio planejados pela seita.

Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado em 2019.

Divulgação

4. Histórias Cruzadas (2011)

O filme mostra o drama das empregadas negras nos Estados Unidos durante a conturbada luta pelos direitos civis na década de 1960. Skeeter (Emma Stone), uma jovem escritora, começa a entrevistar mulheres negras do estado do Mississippi. Essas senhoras contam histórias de como deixaram suas vidas pessoais de lado para criar os filhos de uma elite branca. 

Divulgação

5. Selma: Uma Luta Pela Igualdade (2014)

O filme inspirado em uma história real retrata a luta do ativista político Martin Luther King Jr. e seus seguidores pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos.

O movimento resultou em marchas e movimentos épicos na cidade de Selma, Alabama, em busca do direito ao voto igualitário para pessoas negras norte-americanas.

Divulgação