Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Autoconhecimento / Reflexão

"A preguiça é um dos calcanhares de Aquiles dos nossos tempos", reflete filósofo Fabiano de Abreu; Saiba como eliminá-la de sua vida

O especialista reuniu 5 dicas para que todos possam superar a preguiça o mais rápido possível

Máxima Digital Publicado em 24/04/2020, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fabiano de Abreu analisa que “a preguiça é a fórmula irresponsável da renúncia" - Freepik
Fabiano de Abreu analisa que “a preguiça é a fórmula irresponsável da renúncia" - Freepik

O período em que estamos vivendo, de pandemia mundial e isolamento social, tem convidado muitos especialistas a refletirem sobre a sociedade atual.

O que temos feito para movimentar nossa vida? Temos nos dedicado a projetos novos durante o dia ou estamos nos rendendo ao sofá, por falta de força mental para conduzir novas ações?

Para o filósofo, psicanalista e especialista em estudos da mente humana Fabiano de Abreu, a preguiça é um dos calcanhares de Aquiles dos nossos tempos.

"Um dos males da atualidade é a ansiedade e o outro, a preguiça. Por mais que pareçam opostas, essas reações naturais estão interligadas já que, ansiedade excessiva pode levar à preguiça -- ou também tirar dela", começa Abreu."A ansiedade leva à preguiça, quando em excesso, nos limita a ação e reduz a libido. Mas ela pode nos tirar da preguiça, porque é uma reação que nos alerta para praticar a ação", acrescenta.

CUIDADO COM A PROCRASTINAÇÃO

O psicanalista apontou que a sociedade atual acostumou a procrastinar muitas ações não só por preguiça natural, mas também por conta do uso da tecnologia. 

"É importante que a preguiça não nos suplante, não nos vença, não seja mais forte do que nós. Se ela nos suplanta, pode ser abrir caminho a males maiores. Não deixe a preguiça vencer. Se isso acontecer, seremos seres de músculos atrofiados e ossos deformados nas futuras gerações. No presente, poderemos ter a tristeza por ter menos conquistas e deixar de ativar os nossos hormônios do prazer e do bem estar já que para conquistar tem que agir", garante.

"Excesso de tristeza causa depressão e, para eliminar todas essas enfermidades mentais, veja as minhas dicas para vencer a preguiça", convida o psicanalista.

Reconhecendo que, por vezes, é necessário uma autodisciplina para superar a preguiça, Fabiano de Abreu reuniu um conjunto de dicas que podem ajudar na hora de mudar o padrão mental.


Primeiro passo - autoconhecimento. Saber quais são as suas preguiças e entender como o prejudica. Se conscientizar que só há um culpado para a sua preguiça, que é você mesmo. A preguiça não é uma doença, ela não é permanente, é determinada de acordo com tipo de ação e para qual ocasião. Seja responsável.


Segundo passo - organização. Arrume o ambiente, defina o necessário para que poupe tempo e esforço. Por exemplo, se vai sair no dia seguinte de manhã, deixe as roupas prontas à noite -- inclusive o sapato. Se vai fazer comida, organize tudo antes para que alimentos e objetos estejam à mão quando for necessário.


Terceiro passo - ordem de prioridade. Resolva tudo que é mais difícil primeiro e então, mesmo com a energia esgotada, passe para a ação mais fácil. Ela tende a ser realizada com menor esforço mental, então deixe-a para o final.


Quarto passo
- conte até três. Utilize a contagem para impulsionar a ação de forma determinante e definitiva. Se tem que fazer algo e está com preguiça, conte 123 e vá, resolva já.


Quinto passo - esteja ativo. Use a ansiedade para estar ativo fisicamente. Quando se está ativo, aciona mais ansiedade e resolve mais coisas. Usar a ansiedade a seu favor é uma grande arma para vencer a preguiça, resolvendo diversas coisas até que o desgaste do dia o faça dormir bem à noite pelo cansaço.



Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.