Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima
Beleza / Beleza

4 passos para colocar em prática o cronograma capilar

Aproveite o início do ano para incluir na agenda nova um programa de cuidados com o seu cabelo. Assim você terá fios macios, brilhantes e saudáveis durante os 365 dias!

Diane Neubüser Publicado em 15/02/2018, às 21h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A periodicidade do tratamento é definida conforme a necessidade dos seus fios - iStock
A periodicidade do tratamento é definida conforme a necessidade dos seus fios - iStock

Sabe quando você encontra uma máscara incrível, que já na primeira aplicação deixa os fios lindos? Só que, com o passar do tempo, parece que o cabelo para de reagir ao tratamento... Isso acontece porque o fio não tem apenas uma necessidade. Ela muda de acordo com as condições do clima, do uso de químicas... Para não perder o controle diante dessas variáveis, aposte no cronograma capilar e hidrate, nutra ou restaure os fios de acordo com a aparência deles. Veja como funciona cada etapa e crie a sua agenda:

1 Hidratação
Age contra o ressecamento e a falta de brilho. “Use máscaras com vitaminas e substâncias que impedem a evaporação da água, como glicerina e pantenol”, ensina Marcela Buchaim, farmacêutica do Spa do Cabelo (SP).
1 - Lave a cabeça com xampu.
2 - Aplique a máscara do comprimento às pontas. Deixe agir por dez minutos com touca térmica, ou 20 minutos sem a touca. Enxágue.
3 - Finalize com condicionador e enxágue novamente.
AVISO: quando a máscara age por mais de 20 minutos, se acumula na superfície do fio e o deixa opaco.

2 Nutrição
Arginina e cistina são exemplos de aminoácidos necessários no seu creme nutritivo. Eles ajudam a repor os sais minerais e a oleosidade natural da fibra capilar”, diz a hairstylist Ana Nogueira, do Studio W (SP). É ideal para cabelos secos e com frizz.
1 - Aplique o creme nos fios lavados e úmidos, fazendo o processo de fitagem: separe mechas e massageie o produto com os dedos do comprimento às pontas. Deixe agir pelo tempo determinado no rótulo da embalagem e enxágue.
2 - Passe condicionador e enxágue de novo.
NUTRIÇÃO POWER: se o seu cabelo estiver muito desnutrido, um dia antes de lavá-lo, faça uma umectação nos fios usando óleo puro de coco ou argan. Espalhe o óleo com as mãos, penteie e deixe agir de um dia para o outro.

3 Reconstrução
Essa etapa é essencial para repor a massa capilar de cabelos com química (alisamento, coloração, mechas) ou envelhecidos (naturalmente com a idade ou por oxidação — do sol, poluição, chapinha...). “A questão é devolver a proteína (queratina) e a força com máscara reconstrutora”, explica Ana Nogueira.
1 - No cabelo lavado e úmido, espalhe a máscara — se desejar, incremente o produto com uma ampola de queratina.
2 - Deixe agir pelo tempo determinado pelo fabricante e depois enxágue.
3 - Finalize com condicionador e enxágue novamente.

MONTE SEU CRONOGRAMA
Confira um exemplo de plano de cuidado capilar. A periodicidade do tratamento é definida conforme a necessidade dos seus fios ou a satisfação com o resultado. Dê um intervalo de 48 horas entre cada procedimento, ok?

1ª SEMANA Hidratação - Nutrição - Hidratação
2ª SEMANA Hidratação - Hidratação - Nutrição
3ª SEMANA Hidratação -  Nutrição - Hidratação
4ª SEMANA Hidratação - Nutrição - Reconstrução Cabelo danificado