Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 dicas para cuidar dos cabelos no inverno

Todo mundo sabe que, no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial. Mas alguns cuidados também são essenciais para garantir que eles fiquem bonitos e saudáveis na temporada fria. Confira!

Máxima Digital Publicado em 30/06/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O inverno pode ser inimigo dos fios saudáveis. Mas não com essas superdicas! - Istock
O inverno pode ser inimigo dos fios saudáveis. Mas não com essas superdicas! - Istock

A razão por trás da necessidade de cuidar dos fios nessa época é simples: costumamos tomar banhos mais quentes. “E a alta temperatura da água, somada ao uso frequente do secador, acaba retirando a oleosidade do couro cabeludo, que tem a função de proteção natural e lubrificação dos fios”, explica Márcia Gritti, gestora técnica da Itallian Hairtech. A seguir ela lista as principais dicas:

 1.Evite água muito quente: o correto é evitar água excessivamente quente na hora de lavar os cabelos. Pode parecer difícil, mas a temperatura ideal da é fria ou morna.  Se o uso do secador for indispensável, o ideal é considerar a distância mínima de 10 centímetros entre o aparelho e os fios e manter a temperatura média.

 2.Protetores térmicos: nessa época, o efeito da escova e da chapinha costuma durar menos por causa da umidade, fazendo com que os fios sejam expostos mais vezes às altas temperaturas desses aparelhos. Por isso, é indispensável o uso de protetores térmicos para moderar a sensibilidade dos fios.

 3.Óleos reparadores: os fios também são prejudicados pelo uso frequente de toucas e gorros. O atrito dos cabelos com as fibras dos tecidos cria uma sensação de aspereza nas madeixas. Por isso, mantenha os cabelos hidratados usando produtos como reparadores de ponta, que recuperam o brilho e condicionam os fios, evitando as pontas duplas.

 4.Massageie o couro cabeludo: ao lavar os cabelos, massageie levemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos. A medida ativa a  circulação e a oxigenação favorecendo o crescimento dos fios. Nunca esfregue excessivamente o couro cabeludo com a toalha. O atrito muito forte é prejudicial e afeta as cutículas da fibra capilar.

 5.Hidratação: um dos problemas mais comuns no inverno é a falta de brilho dos fios. Por isso, a hidratação é fundamental para manter a maciez e trazer de volta a vida aos cabelos. Máscaras hidratantes podem ajudar nessa tarefa.