Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

5 erros que estão comprometendo a eficácia do seu xampu

Você investe em bons produtos, mas seus cabelos não apresentam o resultado esperado? O consultor Marcio Freoli, da marca SKNY aponta onde deve pode estar pecando:

Máxima Digital Publicado em 18/12/2017, às 13h00 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Deslizes no uso comprometem o produto de entregar os resultados prometidos - Shutterstock
Deslizes no uso comprometem o produto de entregar os resultados prometidos - Shutterstock

1. Escolha errada do shampoo
O primeiro passo é a escolha do produto. E para encontrar o xampucerto, a mulher precisa conhecer seu cabelo - se é fino ou grosso, seco ou oleoso, com química ou natural. "Se o xampu ão for adequado para o tipo de cabelo não será possível alcançar o resultado desejado – nem no que diz respeito ao tratamento dos fios e nem esteticamente -, já que os produtos têm em sua composição ingredientes selecionados de acordo com as necessidades específicas", explica Freoli.  

2. Quantidade exagerada de produto na hora da lavagem
A quantidade de xampu necessária para a lavagem do cabelo equivale ao tamanho de uma moeda. "O uso exagerado do produto acaba anulando sua ação, pois utilizado em excesso pode deixar resíduos no couro cabeludo e causar o fechamento dos poros capilares, tornando o cabelo quebradiço e oleoso", diz o expert.

3. Aplicação direto nas pontas
Outro erro comum que as mulheres costumam cometer na hora da lavagem é aplicar o produto em todo cabelo. Segundo o consultor, o xampu deve ser aplicado no couro cabeludo – nunca nas pontas – de forma que a espuma alcance toda a região da cabeça, até a parte acima da nuca. "Massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos aumenta a oxigenação e a nutrição dos fios, que crescem mais fortes e saudáveis", orienta. Uma dica essencial é espalhar o conteúdo do shampoo nas mãos antes de aplicar no couro tornando a ação do produto mais eficaz.

4. Lavagem com água muito quente
A água muito quente dilata as cutículas, não só causando o ressecamento dos fios, como também fazendo facilitando que fiquem embaraçados. "O ideal é utilizar água morna para o começo da lavagem e água fria para finalizar o processo, pois a água fria, ajuda a fechar novamente as cutículas dilatadas, garantindo mais brilho e movimento aos fios", afirma.

5. Secagem agressiva
Na hora de secar o cabelo o principal erro é esfregar a toalha nos fios. De acordo com Freoli, esse processo gera frizz e faz com que os fios fiquem quebradiços. O cabelo precisa de uma secagem delicada, desde a raiz até as pontas, de preferência com uma toalha de algodão, um tecido de microfibra, ou até mesmo com uma camiseta velha. "O correto é apertar o cabelo com a toalha, massageando os fios e o couro cabeludo", explica.