Máxima
Busca
Facebook MáximaTwitter MáximaInstagram MáximaGoogle News Máxima

6 erros capilares que você deve deixar para trás

Certos hábitos podem acabar com a saúde dos fios. Saiba quais são eles e garanta um cabelo bonito em qualquer época do ano

Texto: Greyce Alvarenga Publicado em 29/07/2015, às 10h53 - Atualizado em 22/08/2019, às 01h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
cabelos - shutterstock
cabelos - shutterstock
Manter a saúde dos fios em dia requer mais do que um bom shampoo, condicionador e máscara de hidratação; inclusive, tudo isso pode ir por água a baixo caso você cometa os erros a seguir:

1. Passar chapinha com cabelo molhado
Os dias são corridos, mas nada justifica esse pecado de beleza. Antes de passar para a chapinha, certifique-se de que os fios estão bem secos! A única opção para que isso seja feito, segundo o hair stylist Marcelo Brito, do Studio Tez, é investir em uma chapinha que solte vapor de água, impedindo que o cabelo perca a umidade.

2. Passar muito tempo sem cortar o cabelo
Um clássico das mulheres que querem fios longos! "O problema de não cortar seria as pontas duplas que, conforme o tempo
for passando, vão ganhando mais aparência de cabelo quebrado", explica Marcelo. Portanto, mesmo se o seu sonho for ter o cabelo comprido, vá a cada 2 meses no salão para cortar as famosas pontinhas - você nem sentirá tanta diferença no tamanho e garantirá um aspecto saudável. 

3. Água muito quente
No inverno o banho quente se torna um erro comum na rotina de beleza feminina. "A água quente resseca os cabelos, pois agride a queratina, que é sensível a altas temperatura e  desregula a camada hidro lipídica (camada que regula óleo e água da epiderme), consequentemente causando maior oleosidade na raiz e falta de brilho no comprimento e pontas.", explica o especialista. 

4. Não usar protetor solar nos cabelos
Investir em produtos que contenham proteção solar para os fios parece bobagem? Pois saiba que, segundo Newton Morais, médico especialista em dermatologia, a exposição ao sol pode danificar a estrutura dos fios e até a cor dos cabelos. Quando o verão chegar, tenha em mãos bons produtos que protejam suas madeixas.

5. Condicionador na raiz dos cabelos
Isso faz com que o cabelo fique oleoso em menos tempo, causando aquele efeito indesejado de fios sujos. Segundo Marcelo, isso acontece porque pois o próprio bulbo libera lipídio da oleosidade natural. A partir de agora, condicionador apenas no comprimento e pontas, ok?

6. Prender o cabelo por muito tempo
Apesar de prático, manter os fios amarrados por longas horas podem deixá-los marcados e ocasionar a quebra do cabelo. Quanto menos preso, melhor!